Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pau-brasil: a árvore que deu nome e cor ao Brasil

Pau-brasil: a árvore que deu nome e cor ao Brasil

O pau-brasil é uma árvore que marcou a história do Brasil e que deu origem ao nome do país. Essa árvore, que pertence à espécie Paubrasilia echinata, é nativa da Mata Atlântica e possui uma madeira de cor avermelhada que era usada para produzir um corante muito valorizado na Europa. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre as características, a exploração e a importância do pau-brasil para a formação da identidade nacional.

1. Características do pau-brasil

O pau-brasil é uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura e tem galhos com espinhos. Suas folhas são compostas por folíolos pequenos e suas flores são amarelas com manchas vermelhas. Seus frutos são vagens que contêm sementes pretas e duras.

A parte mais importante do pau-brasil é o seu cerne, ou seja, a parte interna do tronco, que tem uma cor vermelho-alaranjada e uma resina que libera um pigmento chamado brasilina. Esse pigmento era usado para tingir tecidos de vermelho, uma cor associada à nobreza e à riqueza na Europa medieval e renascentista.

2. Origem do nome pau-brasil

O nome pau-brasil tem duas possíveis origens. Uma delas é que ele deriva do termo “brecilis” ou “brezil”, que era usado na Europa para designar uma árvore asiática semelhante ao pau-brasil, chamada Biancaea sappan, que também fornecia um corante vermelho. Essa palavra, por sua vez, viria do latim “brasa”, que significa “carvão em brasa” ou “vermelho”.

A outra origem é que ele vem da palavra tupi “ibirapitanga”, que significa “pau vermelho”. Os indígenas que habitavam a costa brasileira chamavam o pau-brasil assim e também usavam o seu corante para pintar o corpo e os objetos.

3. Contexto histórico da exploração do pau-brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, eles logo perceberam o potencial comercial do pau-brasil e iniciaram a sua exploração. O primeiro a receber o direito de explorar o pau-brasil foi Fernão de Loronha, em 1501, que também recebeu a ilha de São João (atual Fernando de Noronha) como capitania.

Em 1511, aconteceu a primeira exportação de pau-brasil para Portugal, quando 5 mil toras da árvore foram levadas no navio Bretoa. A partir de 1513, qualquer interessado podia explorar o pau-brasil, desde que pagasse 20% de imposto à Coroa portuguesa.

A exploração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica do Brasil e durou até meados do século XVI, quando foi substituída pelo ciclo do açúcar. Nesse período, os portugueses instalaram feitorias no litoral brasileiro e fizeram acordos com os indígenas para obter a sua mão de obra no corte e no transporte da madeira até os navios. Esses acordos eram baseados no escambo, ou seja, na troca de produtos como facas, espelhos e tecidos pelo trabalho indígena.

No entanto, nem todos os indígenas aceitavam esse tipo de relação e muitos resistiram à exploração portuguesa. Além disso, os portugueses enfrentaram a concorrência de outros países europeus, como França e Holanda, que também queriam se beneficiar do comércio do pau-brasil. Por isso, os portugueses intensificaram a colonização do Brasil e passaram a escravizar os indígenas e a trazer africanos para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar.

4. Consequências da exploração do pau-brasil

A exploração do pau-brasil teve consequências ambientais, sociais e culturais para o Brasil. Do ponto de vista ambiental, ela provocou o desmatamento de grandes áreas da Mata Atlântica e a redução da biodiversidade. Hoje, o pau-brasil é considerado uma espécie ameaçada de extinção e está protegido por lei.

Do ponto de vista social, ela contribuiu para a exploração e a dizimação dos povos indígenas, que foram submetidos ao trabalho forçado, às doenças e aos conflitos com os colonizadores. Ela também favoreceu o início do tráfico negreiro e da escravidão africana no Brasil.

Do ponto de vista cultural, ela influenciou na formação da identidade nacional brasileira, ao dar origem ao nome do país e ao estabelecer os primeiros contatos entre portugueses, indígenas e africanos. Ela também estimulou a produção artística e literária, como as obras do poeta Gregório de Matos, que exaltava o pau-brasil como símbolo da riqueza e da beleza do Brasil.

5. O pau-brasil como árvore nacional

Em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto que declarou o pau-brasil como árvore símbolo nacional. Em 1978, foi instituído o Dia do Pau-Brasil, celebrado em 3 de maio. Essas medidas visavam valorizar o pau-brasil como um patrimônio histórico, cultural e ambiental do Brasil e conscientizar a população sobre a sua preservação.

Hoje, existem projetos de reflorestamento e de recuperação do pau-brasil em diversas regiões do país. Além disso, o pau-brasil continua sendo usado para fins artesanais, medicinais e artísticos. Um exemplo é a confecção de arcos para instrumentos de corda, como violinos e violoncelos, que utilizam a madeira do pau-brasil por suas qualidades acústicas.

O pau-brasil é, portanto, uma árvore que representa a história, a cultura e a natureza do Brasil. Ela é um símbolo da diversidade e da resistência do povo brasileiro e merece ser respeitada e protegida.

Referências

¹: https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/a-origem-da-palavra-brasil/

²: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/pau-brasil.htm

³: https://www.politize.com.br/pau-brasil/

⁴: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/descubra-a-verdadeira-e-curiosa-origem-do-nome-brasil/

⁵: https://www.hipercultura.com/pau-brasil/

Origem: conversa com o Bing, 03/06/2023
(1) A origem da palavra “Brasil” – StudHistória. https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/a-origem-da-palavra-brasil/.
(2) Pau-brasil: história, origem do nome, exploração – Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/historiab/pau-brasil.htm.
(3) Pau-Brasil: tudo sobre a árvore que deu nome ao nosso país. https://www.politize.com.br/pau-brasil/.
(4) Descubra a verdadeira e curiosa origem do nome “Brasil” – TNH1. https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/descubra-a-verdadeira-e-curiosa-origem-do-nome-brasil/.
(5) Pau-brasil: a história da árvore que marca o nosso passado. https://www.hipercultura.com/pau-brasil/.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: