Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Partes do mapa da Terra-média de Tolkien podem ter sido baseadas na Ásia

Partes do mapa da Terra-média de Tolkien podem ter sido baseadas na Ásia

J. R. R. Tolkien é um escritor celebrado e admirado pelo tamanho dos detalhes em suas obras. Acadêmico, estudioso e extremamente meticuloso, ele chegou a criar diversas línguas dar mais riqueza para o universo que criou. Isto pode não ser surpresa, já que Tolkien era um filólogo, alguém que estuda a das linguagens. Mas além de do intenso detalhamento linguístico, ele também criou mapas riquíssimos, que renderam adaptações deslumbrantes nos filmes de O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

Tolkien nunca escondeu que baseou o Condado, terra natal de Bilbo e Frodo (protagonistas de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, respectivamente) no interior da Inglaterra. A área rural foi perfeita para transmitir a sensação de nostalgia, segurança e paz da sua infância para as obras. Como muitas outras partes da história encontram influências em mitos e lendas de diferentes culturas nórdicas, sempre houve uma sensação de que a Terra-média de suas obras eram uma reimaginação heroica da Europa.

Porém, não é exagero dizer que um continente é pequeno demais para a imaginação de Tolkien. Um iraniano estudioso da obra de Tolkien afirmou que parte da topografia criada pelo autor, é, na verdade, baseada em montanhas, rios e ilhas do que hoje é o Paquistão e parte da China.

Mapa do deserto de Taclamacã em 1917. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Mordor fica na Ásia?

Mohammad Reza Kamali, membro da Sociedade Persa de Estudos de Tolkien, fez as afirmações no site iraniano Arda.ir, e os principais argumentos foram publicados pelo AtlasObscura.

Segundo Kamali, a cadeia de montanhas do Himalaia e a cordilheira de Pamir se encontram formando um espaço oval, onde fica o deserto Taclamacã. Esta formação é praticamente idêntica a região de Mordor, morada do antagonista da obra, Sauron.

Nos livros, as montanhas são chamadas de Ephel Duath e Ered Lithui, as Montanhas das Sombras e as Montanhas das Cinzas, respectivamente. O cenário é tão parecido que até a formação onde, na obra, fica o portão negro, por onde Frodo e Sam tentam entrar em Mordor pela primeira vez, pode ser encontrado.

Rio Indo pode ter sido a influência para a Anduin, na obra de Tolkien. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Rio Indo pode ter sido a influência para a Anduin, na obra de Tolkien. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Um rio emprestado

E as semelhanças com a Ásia não param por aí. O rio Anduin, que cumpre um importante papel no deslocamento dos protagonistas, foi aparentemente baseado no rio Indo, que se origina no Tibet e deságua no mar Arábico, cortando todo o Paquistão.

Vale lembrar que a Índia e o Paquistão faziam parte do Império Britânico durante o período em que Tolkien escreveu O Senhor dos Anéis e as obras relacionadas ao universo da Terra-média. Por isso, anotações topográficas da região seriam bem mais fáceis de achar do que a de outras partes do mundo.

Além disso, Tolkien já escreveu em entrevistas e cartas que seu mundo foi concebido de modo dramático e não geológico ou paleontológico. Isso confirma a suspeita de que influências de diferentes partes do mundo foram tomadas para construir um novo cenário, ideal para as aventuras narradas.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes