Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2559

Parada GLBT de São Paulo reúne milhões de pessoas em defesa de políticas sociais

Parada GLBT de São Paulo reúne milhões de pessoas em defesa de políticas sociais

Neste domingo, 11 de junho, a Avenida Paulista foi palco da 27ª edição da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, a maior do mundo. Com o tema “Queremos Políticas Sociais para GLBT por Inteiro e não pela Metade”, o evento reivindicou direitos e respeito para a população GLBT, que ainda sofre com a discriminação, a violência e a exclusão social.

A parada começou às 10h, com a abertura oficial feita pelo cantor Juan Guiã e pelo DJ Paulo Pringles. Em seguida, os 19 trios elétricos começaram a percorrer a avenida, levando música, dança, arte e militância. Entre as atrações confirmadas, estavam nomes como Daniela Mercury, Pabllo Vittar, Majur, Pocah, Urias, Grag Queen e Bixarte.

Segundo a organização do evento, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOLGBT-SP), cerca de 4 milhões de pessoas participaram da manifestação, que durou até as 18h. A Polícia Militar não divulgou uma estimativa oficial de público.

A parada contou com o apoio de diversas entidades e instituições, como a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Psicologia (CRP), o Sindicato dos Metroviários, o Sindicato dos Bancários, entre outras.

Além da festa nas ruas, a parada também teve um caráter político e educativo. O tema deste ano foi escolhido para denunciar a falta de políticas públicas voltadas para a população GLBT, que enfrenta dificuldades no acesso à saúde, à educação, à cultura, ao trabalho, à moradia e à cidadania.

De acordo com o manifesto divulgado pela APOLGBT-SP, “queremos políticas sociais para GLBT por inteiro e não pela metade significa que não aceitamos migalhas nem esmolas do Estado. Queremos políticas públicas que garantam nossos direitos humanos em todas as áreas da vida social”.

A parada também foi um espaço de homenagem e memória às vítimas da violência homofóbica e transfóbica no Brasil e no mundo. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é o país que mais mata pessoas GLBT no mundo. Em 2020, foram registrados 237 assassinatos motivados por ódio à orientação sexual ou à identidade de gênero das vítimas.

Entre os casos mais emblemáticos estão o da travesti Dandara dos Santos, torturada e morta em Fortaleza em 2017; o do estudante Matheus Passareli Simões Vieira, conhecido como Matheusa, desaparecido e assassinado no Rio de Janeiro em 2018; e o do ativista Agatha Lima Montezuma Lopes da Silva, morto a tiros em São Paulo em 2019.

A parada também lembrou os 52 anos da Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York em 1969, quando um grupo de pessoas GLBT resistiu à repressão policial em um bar chamado Stonewall Inn. Esse episódio é considerado o marco inicial do movimento GLBT moderno e inspirou as primeiras paradas do orgulho pelo mundo.

Além da parada, a programação da semana do orgulho GLBT em São Paulo contou com outros eventos, como a 22ª Feira Cultural da Diversidade GLBT, realizada no dia 8 de junho no Memorial da América Latina, e o 21º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade GLBT, que reconheceu personalidades e iniciativas que contribuíram para a promoção dos direitos GLBT em 2022.

A parada GLBT de São Paulo é um evento que celebra a diversidade, a liberdade e a cidadania. É um evento que mostra a força e a beleza da comunidade GLBT, que resiste e luta por um mundo mais justo e igualitário. É um evento que convida todas as pessoas a se juntarem à causa GLBT, pois, como diz o slogan da parada, “seja você quem for, ame quem quiser”.

Origem: conversa com o Bing, 11/06/2023
(1) Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo 2023: confira a programação oficial!. https://bing.com/search?q=parada+GLBT+S%c3%a3o+Paulo+2023.
(2) Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo 2023: confira a programação oficial!. https://www.guiadasemana.com.br/na-cidade/galeria/parada-orgulho-lgbt-sao-paulo-2023-programacao-oficial.
(3) Parada Parada SP – Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. https://paradasp.org.br/.
(4) Parada LGBT+ de São Paulo 2023: Quando e o Que Aproveitar. https://todepassagem.clickbus.com.br/eventos/parada-lgbt/.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: