Índice
ToggleDentre os poucos feriados considerados mundiais, temos o Réveillon. Por ser uma data para cantar o famoso “adeus ano velho, feliz ano novo”, não há dúvidas de que é uma das festas mais esperadas do ano.
Porém, você já parou para pensar de onde vem essa palavra? E por que celebramos o Ano Novo em 1º de janeiro? Ou como diferentes culturas ao redor do mundo festejam a virada? Vamos explorar essas curiosidades e muito mais sobre o Réveillon nas linhas a seguir. Confira!
O que significa a palavra “Réveillon”?
A palavra “Réveillon” tem origem francesa, derivada do verbo réveiller. Ele significa despertar ou acordar, e era usado originalmente para se referir a grandes jantares noturnos, especialmente nas festas de fim de ano.
Com o tempo, Réveillon passou a designar exclusivamente a celebração da passagem do ano, marcada por festas, queima de fogos e tradições específicas em várias partes do mundo. No Brasil, o termo foi incorporado ao vocabulário com o passar do tempo, e se tornou sinônimo de celebração do Ano Novo.
Qual a diferença entre Réveillon e Ano Novo?
Por mais esquisito que possa parecer, Réveillon e Ano Novo têm significados distintos. Aliás, as duas palavras até se referem a coisas totalmente diferentes.
Réveillon, por exemplo, se refere à noite de 31 de dezembro, que é quando acontece a festa de transição entre o último dia do ano e o primeiro do próximo. É o momento das celebrações, das promessas e da contagem regressiva para meia-noite.
Já o Ano Novo, por sua vez, representa o início do novo ciclo, ou seja, o dia 1º de janeiro. Dessa forma, também está associado aos 12 meses seguintes que iremos viver.
Por que celebramos o Réveillon no Brasil em 1º de janeiro?
Eis aqui algo que deve passar pela cabeça de muita gente: afinal, por que o Réveillon é celebrado no dia 1º de janeiro?
A escolha do dia 1º de janeiro para a celebração tem uma associação direta com a Roma Antiga. No ano 46 a.C., o imperador Júlio César implementou o calendário juliano, que determinava essa data como o começo do ano. Além disso, é importante destacar que o mês de janeiro foi dedicado ao deus romano Jano, protetor das transições e dos recomeços.
Como a Igreja Católica teve influência na adoção do calendário gregoriano em 1582, o costume de celebrar o Ano Novo em 1º de janeiro foi consolidado em diversas partes do mundo ocidental, incluindo o Brasil.
Vale lembrar que, antes disso, várias culturas marcavam o início do ano em outras épocas, como na primavera ou no solstício de inverno.
Quais são as 5 melhores tradições do Ano Novo ocidental?
O Ano Novo no ocidente é recheado de costumes que variam entre os países. Porém, algumas tradições se destacam por sua popularidade e significado, inclusive no Brasil.
1. Queima de Fogos
A tradicional queima de fogos é o ponto alto do Réveillon em muitos lugares, já que eles representam renovação e afastam as energias negativas.
No Brasil, cidades como Rio de Janeiro são conhecidas por seus espetáculos grandiosos, e cada vez mais cidades estão usando suas praias para realizar esses shows sem colocar em risco a integridade do público.
2. Vestir roupas brancas
Seja por simpatia ou apenas por achar bonito e “acompanhar a trend”, no Brasil é costume usar roupas brancas no Réveillon. Esse um hábito influenciado pelas religiões de matriz africana, como o Candomblé, que associam o branco à paz e à purificação.
3. Pular ondas
Outra tradição muito brasileira é pular as tradicionais sete ondas na praia após a meia-noite. Este é um ritual tem raízes nas crenças afro-brasileiras, e simboliza pedir proteção e energia positiva para o novo ano.
4. Ceia de Ano Novo
Assim como no Natal, a ceia de Réveillon é um momento especial para reunir a família e os amigos. Por aqui, ela costuma ser regada com lentilha, carnes (menos de frango, já que ele cisca e isso para alguns é interpretado como algo ruim para o novo ano), saladas e muitas outras iguarias.
5. Fazer promessas e resoluções
O Ano Novo é a época perfeita para traçar metas e planos. Afinal, quem nunca usou o período para firmar compromissos como começar uma dieta, aprender algo novo ou realizar um sonho antigo?
Como é comemorada a passagem de ano em outras culturas?
Embora o Réveillon ocidental seja amplamente celebrado, outros povos têm tradições únicas para marcar a transição entre um ano e outro. Veja a seguir como isso é feito em outros países.
China
O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, segue o calendário lunar e acontece entre janeiro e fevereiro. A celebração dura 15 dias, com fogos de artifício, desfiles e a famosa apresentação da dança do dragão.
Índia
Na Índia, o Ano Novo é celebrado em datas diferentes dependendo da região e das crenças religiosas. Por exemplo, o Diwali, o festival das luzes, é considerado um “novo começo” por muitos hindus.
Japão
O Ano Novo japonês, chamado de Shogatsu, é uma celebração tradicional que vai do dia 1º ao dia 3 de janeiro. Por lá, uma prática comum é o hatsumode, a primeira visita aos templos para orações e agradecimentos.
Por falar em outros países, aproveite também para ver como são algumas celebrações malucas de Ano Novo ao redor do globo. Até a próxima!
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor