Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que o Ceará pode ensinar ao mundo sobre educação

O que o Ceará pode ensinar ao mundo sobre educação
Por Portal Vermelho

Quando Amaury Gomes começou a ensinar História em Sobral, em meados dos anos 90, as escolas da cidade viviam Com 200.000 habitantes , Sobral encontra-se no Ceará, um estado do nordeste do país que tem uma das mais altas taxas de pobreza do Brasil.
Quando as autoridades locais encomendaram estudos, um terço dos alunos do ensino primário tinha sido retido durante pelo menos um ano.

Em 2015, as crianças da escola primária de Sobral ganharam manchetes ao obterem a pontuação mais alta do país em testes de matemática e alfabetização, um marco numa trajetória iniciada quase 20 anos antes.

A pandemia voltou a colocar a cidade na ribalta como um modelo para os educadores que procuram reiniciar a escolaridade após longos encerramentos.
Em novembro, professores de outras partes do Brasil entraram no colégio dirigido pelo professor Amaury, o primeiro grupo desde o início da pandemia a assistir a uma das viagens que Sobral oferece a estranhos curiosos.

Antes da pandemia, apenas cerca de metade das crianças conseguiam ler quando terminavam a escola primária, em comparação com quase três quartos em outros países de rendimento médio-alto.

Em 2017, o Banco Mundial advertiu que poderia levar 260 anos até que as crianças de 15 anos do Brasil conseguissem ler e escrever, bem como os seus colegas de países mais desenvolvidos.
Desde então, muitos alunos brasileiros faltaram cerca de 18 meses de aulas presenciais em resultado do encerramento de escolas (a maioria das escolas reabriram agora).

Dados de São Paulo sugerem que durante este período as crianças aprenderam menos de um terço do que normalmente teriam, e que o risco de os alunos abandonarem as aulas triplicou.
Ela pensa que o vácuo no governo federal está a tornar os funcionários municipais e estaduais mais interessados em procurar lições uns dos outros.

Em grande parte do Brasil, os governos municipais nomeiam os seus amigos ou aliados políticos para servirem como diretores de escolas.

Os últimos dados, de 2019, viram várias cidades locais subir uma classificação nacional, mesmo quando as pontuações em Sobral caíram ligeiramente.

Doze sistemas escolares cearenses classificaram-se entre os 20 melhores do Brasil (a julgar pelo desempenho das escolas primárias).

Sobral saiu da primeira posição, após quatro anos de triunfo e o lugar passou a ser ocupado por Mucambo, a menos de uma hora de distância.

Curiosamente, vilas e cidades que se encontram do outro lado da fronteira do Ceará com outros estados também viveram melhoras, observa Daniel Santos, da Universidade de São Paulo.
Em 2018, Veveu Arruda, que foi prefeito de Sobral de 2011 a 2016, criou a organização Associação Bem Comum (ABC), apoiada pela Fundação Lemann, uma instituição, que visa ajudar os governos de outras partes do Brasil a reproduzir algumas das políticas públicas exitosas no Ceará.

Em Sobral e no resto do Ceará, isso significava ignorar os observadores bem-intencionados que diziam que as crianças desfavorecidas eram obrigadas a ficar para trás na escola, a menos fossem resolvidos primeiro as desigualdades sociais persistentes.

Os alunos fizeram menos progressos do que o habitual enquanto aprendiam online e a partir atividades que lhes eram enviadas, diz Herbert Lima, o secretário da educação da cidade.

Obs.: resumo do  post O que o Ceará pode ensinar ao mundo sobre educação publicado no Portal Vermelho.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: