O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja, nesta semana, para o Egito e a Etiópia. A gira africana fará parte da primeira viagem internacional do presidente neste ano.
No Egito, Lula deve visitar o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, bem como o presidente da Liga dos Estado Árabes.
Já na Etiópia, Lula participará da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana. O petista será recebido como convidado no evento, que reúne lideranças de mais de cinquenta países do continente.
A chegada de Lula à capital egípcia, Cairo, está prevista para amanhã. A relação com o país africano é especialmente importante, por conta da posição estratégica do Egito como canal de saída da Faixa de Gaza.
Grupos de brasileiros que já conseguiram sair da região, por exemplo, utilizaram a fronteira do Egito como canal de saída.
Porém, Lula e o presidente egípcio não devem tratar apenas da guerra entre Israel e o Hamas na reunião bilateral.
O fortalecimento das relações comerciais também devem estar na pauta entre ambos, assim como no encontro entre o presidente brasileiro e as demais lideranças africanas.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor