Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O Capital” de Karl Marx

“O Capital” de Karl Marx é uma obra de mais de mil páginas que apresenta a teoria econômica marxista e uma crítica à economia política clássica. O livro foi escrito ao longo de muitos anos e publicado em três volumes, sendo o primeiro volume publicado em 1867.

De acordo com Marx, a sociedade é dividida em classes sociais, sendo que a classe dominante, os proprietários de meios de produção, explora os trabalhadores, que são os verdadeiros produtores da riqueza. Ele argumenta que a história da humanidade é uma história de lutas de classes e que a luta de classes é a motora da história.

Marx define o capitalismo como uma forma de sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produção e na exploração dos trabalhadores, o que leva a uma concentração cada vez maior da riqueza nas mãos de poucos. Ele argumenta que o capitalismo é intrinsecamente insatisfatório e que, na ocorrência da exploração dos trabalhadores e da concentração da riqueza, as crises se tornam cada vez mais frequentes e profundas.

A solução para esses problemas, de acordo com Marx, é a abolição da propriedade privada dos meios de produção e a construção de uma sociedade socialista em que a produção é controlada pelos trabalhadores e a riqueza é distribuída de forma equitativa. Ele defende a ideia de que o socialismo será seguido pelo comunismo, uma forma de sociedade sem classes sociais, sem exploração e sem opressão.

“O Capital” é uma obra fundamental na história do pensamento econômico e político e tem sido objeto de debates e críticas tanto de seus defensores quanto de seus adversários. A teoria econômica marxista apresentada no livro é baseada na análise da forma como a mais-valia é gerada e explorada na produção capitalista e na crítica às leis da economia política clássica.

Marx argumenta que a mais-valia é gerada pelo trabalho dos trabalhadores e é apropriada pelos proprietários dos meios de produção, o que leva a uma concentração cada vez maior da riqueza nas mãos de poucos. Ele defende que o capitalismo é uma forma de sociedade injusta e opressiva que precisa ser superada para que se possa construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Em resumo, “O Capital” de Karl Marx é uma obra complexa e aprofundada que apresenta uma crítica ao capitalismo e uma defesa do socialismo e do comunismo como formas superiores de organização da sociedade.

Ler “O Capital” é uma experiência desafiadora, mas é uma obra que oferece uma visão única e importante sobre a sociedade e a economia, e é fundamental para entender o pensamento marxista e a crítica socialista da economia política.

OUÇA NOSSA PLAYLIST: MÚSIAS DE PROTESTO

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLjmGzlap_MO1isYdopgyStuboDjivpmTR&v=xiFJ3dDvcTk[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: