Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Na ONU, Lula pede por mais proteção aos oceanos para combater mudanças climáticas

Na ONU, Lula pede por mais proteção aos oceanos para combater mudanças climáticas

Em discurso na abertura da 3ª Conferência da ONU sobre os Oceanos, o presidente Lula defendeu uma ação global urgente para proteger os oceanos e enfrentar as mudanças climáticas. Sem citar Trump, ele também mencionou os perigos do “unilateralismo”.

“É impossível falar de desenvolvimento sustentável sem incluir o oceano. Sem protegê-lo, não há como combater a mudança do clima. Três bilhões de pessoas dependem diretamente de recursos marinhos para sua sobrevivência. O oceano é o maior regulador climático do planeta, em função de toda a cadeia de vida que ele abriga”, disse o presidente.

Mais adiante em seu discurso, o presidente brasileiro citou os avanços e sucessos do regime internacional de governança do espaço marítimo e falou que hoje, “paira sobre o oceano a ameaça do unilateralismo”.

“Evitar que os oceanos se tornem palco de disputas geopolíticas é uma tarefa urgente para a construção da paz. Canais, golfos e estreitos devem nos aproximar e não ser motivo de discórdia. Coibir uma corrida predatória por minérios requer apoio à firme atuação da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, dirigida hoje pela cientista brasileira Letícia de Carvalho”, defendeu o presidente, em uma citação indireta aos anseios do presidente norte-americano de interferir no Golfo do México e de explorar minérios em águas profundas.

Lula anunciou que o ratificará ainda este ano o Tratado do Alto Mar e apresentou sete compromissos voluntários, incluindo a ampliação de áreas marinhas protegidas de 26% para 30% até 2030, além da criação de estratégias contra a poluição plástica, preservação de manguezais e recifes, e promoção da pesca sustentável. 

Leia o discurso completo aqui.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes