Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2495

Museu Nacional: história, acervo e reconstrução de um patrimônio brasileiro

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas². Ele está localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e ocupa o Palácio de São Cristóvão, que foi residência da família real portuguesa e da família imperial brasileira².

O museu foi fundado em 6 de junho de 1818 por Dom João VI, com o nome de Museu Real, com o objetivo de promover o progresso cultural e econômico do país². Em 1822, com a independência do Brasil, o museu passou a se chamar Museu Imperial e Nacional². Em 1889, com a proclamação da república, o museu foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e passou a se chamar Museu Nacional².

O acervo do museu é composto por mais de 20 milhões de itens, distribuídos em diversas coleções e áreas do conhecimento, como geologia, paleontologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia². Entre os destaques do museu estão o meteorito do Bendegó, o maior já encontrado no Brasil; o esqueleto de Luzia, a mulher mais antiga das Américas; as múmias egípcias; as coleções de artefatos indígenas, africanos e do Pacífico; e o trono de Daomé, um presente do rei africano Adandozan ao príncipe regente Dom João VI².

O museu também desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo responsável por cursos de pós-graduação em diversas áreas das ciências naturais e sociais¹. Além disso, o museu realiza exposições temporárias e permanentes, visitas educativas, eventos culturais e científicos, publicações e projetos de preservação do patrimônio¹.

Em 2 de setembro de 2018, o museu sofreu um incêndio que destruiu grande parte do seu acervo e da sua estrutura². O fogo começou por volta das 19h30 e se alastrou rapidamente pelo prédio histórico. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas suspeita-se de um curto-circuito em um dos aparelhos de ar-condicionado². O incêndio provocou uma grande comoção nacional e internacional, e gerou uma série de críticas à falta de investimento e de manutenção do museu².

Após o incêndio, o museu iniciou um processo de recuperação e reconstrução, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. O projeto Museu Nacional Vive tem como objetivo conectar a sociedade à reconstrução do museu, por meio de um site que divulga as ações em andamento, as formas de colaboração e as novidades sobre o acervo¹. O museu também tem realizado exposições itinerantes em outros espaços culturais da cidade, como a Cidade das Artes e o Centro Cultural Banco do Brasil¹.

Em 2023, o museu comemorou 205 anos com uma programação especial na Quinta da Boa Vista. O evento contou com visitas educativas ao palácio e ao horto botânico, mostras sobre a história e o acervo do museu, roda de samba com músicos da comunidade São Cristóvão e atividades lúdicas para crianças³. O objetivo foi celebrar a trajetória do museu e reafirmar sua importância para a cultura e a ciência brasileiras³.

O Museu Nacional é, sem dúvida, um patrimônio nacional e um símbolo da memória e da identidade do Brasil. Sua história se confunde com a história do país, e seu acervo reflete a diversidade e a riqueza do nosso povo e do nosso território. Sua reconstrução é um desafio e uma oportunidade para valorizar e preservar esse legado para as futuras gerações.

Origem: conversa com o Bing, 06/06/2023
(1) Museu Nacional (Rio de Janeiro) – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_%28Rio_de_Janeiro%29.
(2) Museu Nacional – UFRJ. http://museunacional.ufrj.br/.
(3) Museu Nacional comemora 205 anos com visitas educativas, mostras e … – G1. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/o-que-fazer-no-rio-de-janeiro/noticia/2023/06/03/museu-nacional-comemora-205-anos-com-visitas-educativas-mostras-e-roda-de-samba-na-quinta-da-boa-vista.ghtml.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: