Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mulheres Yanomami pedem fim do garimpo, em carta ao presidente eleito Lula

Mulheres Yanomami pedem fim do garimpo, em carta ao presidente eleito Lula
Ver no Apib Oficial

Mulheres lideranças, do povo Yanomami, reunidas no XIII Encontro Anual de Mulheres Yanomami, escrevem carta ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo o fim do tormento causado pelo garimpo ilegal em Terras Yanomami.

A carta foi enviada na ultima segunda-feira (12) com pedido de urgência na desintrusão do território, o qual está invadido por milhares de garimpeiros, o que tem gerado muita violência para o povo Yanomami, com ataques, estupros e aliciamento de mulheres, além de prejudicar o meio ambiente comprometendo a caça e a pesca, além de espalhar doenças. Uma das demandas da carta é uma estrutura melhor de saúde e educação para as crianças Yanomami.

“Queremos viver na floresta viva e bonita. Nós Yanomami queremos viver novamente na terra sadia, que é a verdadeira terra-floresta Yanomami. Nós queremos que nossas crianças continuem nascendo bem e fortes. Precisamos de sua ajuda para curar a floresta e também os animais que aqui vivem”, diz trecho da carta.

Do início do ano até agosto, mais de 1.100 hectares foram destruídos, e de dezembro de 2021 até a agora houve um aumento de 35% de destruição decorrente das ações do garimpo ilegal na região.

Com o aumento do garimpo, também aumentaram os casos de violências sexuais contra as mulheres Yanomami, com registros de casos de estupros, assédios e aliciamento de menores. “Quando o garimpo está próximo, nós mulheres ficamos muito preocupadas e andamos com muito medo. Os garimpeiros nos ameaçam e nós não queremos viver assim, queremos viver em paz.” relatam.

O novo governo que começa em menos de 20 dias, traz esperança aos nossos parentes e parentas, esperança de territórios demarcados e sem invasores, de vida em paz, focada no bem viver, sem violências e com nossa mãe Terra protegida!

Chega de violência contra nossos corpos e territórios! Por nós, por todas e todos que vieram antes de nós e por todas e todos que ainda estão por vir!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: