Mulheres vão comandar Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

Mulheres vão comandar Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil
Ver no Portal Vermelho

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) o nome de duas mulheres para comandar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Para o BB, foi escolhido o nome de Tarciana Medeiros e para a Caixa, Rita Serrano.

Atualmente, a Caixa é presidida por uma mulher, Daniella Marques, após denúncias de assédio sexual e moral no banco, que derrubaram o bolsonarista Pedro Guimarães. Com ações negociadas na Bolsa de Valores, o BB nunca foi presidido por uma mulher e hoje é chefiado por Fausto Ribeiro. O mercado financeiro recebeu sem sobressaltos as indicações técnicas.

“Tenho a honra de apresentar as novas presidentas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal a Rita Serrano, que é uma funcionária da Caixa há 33 anos, vai assumir a Presidência a partir de 1º de janeiro. E no Banco do Brasil, pela primeira vez na nossa história, vamos ter uma mulher à frente do banco, que é a Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de casa”, disse Haddad.

Leia também: Ministério de Lula tem recorde de mulheres na história do Brasil

Tarciana e Maria Rita

Tarciana atua como executiva na Diretoria de Clientes da instituição financeira. É nordestina, negra e defensora das causas LBGT e vai ser a primeira mulher presidenta em 200 anos de história do banco. Ela é formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing, liderança e gestão. Antes de ingressar no BB, foi feirante e professora.

Maria Rita Serrano atualmente é representante dos empregados no Conselho de Administração do banco. Por isso, foi um dos nomes defendidos pelo sindicato da categoria. Graduada em História e Estudos Sociais, Serrano possui mestrado em Administração e especialização em Governança para Conselheiros de Administração. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos, entre 2006 e 2012.

Em 2018, Maria Rita lançou o livro Caixa, Banco dos Brasileiros, onde trata da história do banco e de sua relação para o desenvolvimento do Brasil, no mesmo ano foi coautora do Livro Se é Público é para todos.

Leia também: Lula conclui indicações para Ministérios

O ministro disse que as duas conversaram com Lula e estão absolutamente alinhadas com o plano de governo. “É uma agenda muito desafiadora e ambas estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República”, afirmou.

Haddad disse ainda que a preocupação imediata é a questão das famílias endividadas. Segundo ele, nas próximas semanas o programa Desenrola, bandeira de campanha de Lula, deverá oferecer uma linha especial de crédito para as famílias de baixa renda que estão endividadas.

Deixe seu comentário

Esquerda  News Gostaríamos de mostrar notificações para as últimas notícias e atualizações.
Fechar
Permitir Notificações