Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Movimento negro quer dialogar com Anielle Franco

Movimento negro quer dialogar com Anielle Franco
Ver no Amazônia Real

O novo Ministério da Igualdade Racial, comandado pela ativista das mulheres e da população negra Anielle Franco, promete colocar o combate ao racismo, incluindo o fortalecimento da Lei de Cotas, no centro das pautas prioritárias do governo Lula (Foto: @imatheusalves).


Manaus (AM) – O novo Ministério da Igualdade Racial, sob o comando da ativista e jornalista Anielle Franco, trouxe ares de esperança para o movimento negro no País. Para as lideranças negras e quilombolas do Amazonas, o órgão federal dá um novo alento para a retomada da certificação de territórios quilombolas. A luta contra o racismo é outra ação que será cobrada.

“Esperamos que penas severas sejam aplicadas para as pessoas que usam de má fé, que deturpam e que falam mal da imagem do negro. Queremos ser respeitados em questão de religião, igualdade racial e social”, resume Keilah Fonseca, presidente da Associação Crioula do Barranco de São Benedito. 

“Essa retomada de direitos perdidos será para nós uma forma de fazer com que a sociedade brasileira realmente chegue a aquilo que nós tanto almejamos, que é a justiça social, todas as faces da sociedade estarem em tal equilíbrio que faça com que todos possam buscar suas oportunidades igualmente”, acrescenta Arlete Anchieta, professora e coordenadora do Fórum Permanente de Afrodescendentes do Amazonas (Fopaam).

Há esperança, mas também pressa para recuperar a terra arrasada que foi a gestão de Jair Bolsonaro (PL) sobre as políticas públicas de igualdade racial. Não havia dinheiro para executá-las, depois de uma drástica redução do orçamento destinado à área. No governo anterior, a igualdade racial ficou sob responsabilidade do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, da bolsonarista Damares Alves, eleita senadora.

A pauta pleiteada pelos movimentos é ampla e abarca os temas transversais da educação, da saúde e de ações voltadas à população jovem, periférica e negra. Keilah Fonseca afirma que espera da ministra Anielle Franco e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a execução efetiva de políticas públicas para que o racismo, em caráter geral, seja combatido. Um primeiro passo já foi dado, de forma simbólica e categórica. Durante a cerimônia de transmissão de cargo da nova ministra, Lula sancionou o Projeto de Lei que tipifica a injúria racial como crime de racismo.

Representante do Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara, a historiadora e ativista do movimento negro Francy Júnior lista uma série de expectativas que o próprio movimento negro tem, como implementar e subsidiar as secretarias estaduais de igualdade racial, promover e fomentar os conselhos estaduais de igualdade racial, mapear os casos de racismos e injúria racial nos estados que ainda não foram julgados e implementar a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. “Queremos o diálogo constante com o movimento negro”, diz Francy.

Elisa Maia, cantora amazonense e gestora no Coletivo Difusão, organização cultural voltada para a cultura negra e periférica em Manaus, considera que “o Brasil ganha muito com o Ministério da Igualdade Racial, porque mostra que o novo governo e assim o Estado brasileiro reconhecem a importância de cuidar da população negra, maioria dos brasileiros, e deve tratar racismo como um mal a ser combatido”.

Para Arlete Anchieta, é “tempo de esperançar, buscar novas lutas e resgatar o que nos foi retirado”. A ativista elogia a ministra Anielle Franco, a qual diz ter “todo um letramento sobre o racismo, sobre o preconceito da sociedade”. “É uma pessoa que viveu e vive tudo o que a nossa população precisa superar”, diz. 

Reconstrução institucional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de posse das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Valter Campanato/Agência Brasil)

O novo ministério é a retomada de um movimento que surgiu com a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), criada em 2003 durante o primeiro governo Lula. Em 2015, em uma reforma ministerial do governo de Dilma Rousseff (PT), a pasta foi reduzida a órgão subordinado ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

A partir de novembro de 2022, um grupo de transição de igualdade racial do governo Lula passou a indicar nomes de profissionais negros para ocupar as pastas da gestão, além de fazer um raio-X da área, que está sem verba já que nenhum recurso foi alocado para a promoção da igualdade racial no Orçamento deste ano (Projeto de Lei Orçamentária Anual). O GT de Transição de Igualdade Racial estabeleceu que a prioridade é colocar o combate ao racismo no centro de pautas importantes, como economia, educação e questões climáticas.

Anielle Franco aceitou o convite de Lula e foi empossada como ministra da Igualdade Racial no dia 11 de janeiro, em uma solenidade que contou também com a posse da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara. Em seu pronunciamento, Anielle afirma que a igualdade dará um passo à frente com a institucionalização da luta antirracista, “trazendo o racismo para o debate público, institucional, de um modo até então não vivenciado pela política brasileira, fruto das mobilizações sociais incessantes que antecederam e culminaram nesse momento”.

Em sua coluna no site UOL, publicada no mesmo 11 de janeiro, a ministra informou que aceitou a “tarefa histórica” pela memória de sua irmã, Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, “e pela vida das mais de 115 milhões de pessoas negras no Brasil, que são hoje a maioria da população e que precisam de um governo que se preocupe com os seus direitos e que construa um futuro de bem viver, de oportunidades, com segurança, de garantia de alimentação, educação, emprego, cultura e dignidade”.

O novo ministério pretende focar na ampliação, fortalecimento e efetividade das Leis de Cotas, na retomada do plano Juventude Negra Viva, uma iniciativa para reduzir a vulnerabilidade da juventude negra e criar políticas para as comunidades quilombolas nos diferentes ministérios. “Trabalharemos nos próximos quatro anos para fortalecer a Lei de Cotas e ampliar a presença de jovens negros e pobres na universidade pública. Buscaremos aumentar a presença de servidores negros e negras em cargos de tomada de decisão da administração pública. Chega do genocídio da população negra e jovem nesse País”, disse a ministra durante a sua posse.

A ministra Anielle Franco escolheu a advogada e mestre em Direito, Roberta Eugênio, para ser sua secretária executiva e quer atuar de forma transversal com outras pastas do governo como os ministérios dos Direitos Humanos, Ministério da Cultura e Ministério das Mulheres.

Quilombo manauara

Keilah Fonseca atual presidente da Associação do Quilombo de São benedito em Manaus (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real)

Keilah Fonseca diz acreditar que o ministério de Anielle Franco facilitará a regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do território Quilombo Barranco de São Benedito, primeiro quilombo urbano da Amazônia Legal, localizado na Praça 14 de janeiro, na zona sul de Manaus. Desde 2014 a comunidade é certificada pela Fundação Palmares e pelo Ministério Público Federal.

“Acreditamos que vamos ter nossas certificações de terras, mas de forma limitada e não coletiva, pois temos nossas ramificações. Parte de nossa família mora em outras localidades da cidade, mas precisam ser considerados também quilombolas do Quilombo Barranco de São Benedito”, explica a ativista.

Segundo dados do Incra, 600 quilombos da Amazônia Legal estão à espera da titulação oficial de suas terras. O estado com o maior número de processos em aberto é o Maranhão, onde existem 398 comunidades quilombolas aguardando regularização. A ministra Anielle anunciou Ronaldo dos Santos como secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos. Procurada pela reportagem da Amazônia Real, a ministra Anielle Franco não respondeu aos questionamentos enviados por e-mail.


Para garantir a defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, a agência de jornalismo independente e investigativa Amazônia Real não recebe recursos públicos, não recebe recursos de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com crime ambiental, trabalho escravo, violação dos direitos humanos e violência contra a mulher. É uma questão de coerência. Por isso, é muito importante as doações das leitoras e dos leitores para produzirmos mais reportagens sobre a realidade da Amazônia. Agradecemos o apoio de todas e todos. Doe aqui.


Republique nossos conteúdos: Os textos, fotografias e vídeos produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: