A 13ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, terá início no dia 1º e vai até 14 de agosto. Serão exibidos 122 de filmes, que representam 24 países, além de debates e encontros que também estão inclusos no evento. A novidade deste ano é a criação de uma mostra competitiva que leva o nome de “Competição Territórios e Memória”, dedicada exclusivamente a produções brasileiras.
Com realização em São Paulo, a programação do evento inclui ainda outras dez seções: Panorama Internacional Contemporâneo, Panorama Histórico, Especial Emergência Climática, Especial ISA 30 anos: Por um Brasil Socioambiental, Competição Latino-americana, Concurso Curta Ecofalante, Sessões Especiais, Sessão Infantil e o Programa Ecofalante Universidades.
Uma das principais atrações do evento é a obra do cineasta alemão Werner Herzog, “O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft”. O premiado longa-metragem exibe imagens de erupções vulcânicas como homenagem a um casal de especialistas nesses fenômenos.
Os 30 anos da criação do ISA (Instituto Socioambiental) serão marcados pela apresentação de nove filmes da instituição, como a estreia mundial de “Mapear Mundos”, “O Brasil Grande e os Índios Gigantes” e “Terra Yanomami Celebra 30 Anos da Homologação”. Além disso, o Especial Emergência Climática traz a produção francesa “Uma Vez Que Você Sabe” , que aborda o colapso ambiental do planeta, “Filhos do Katrina”, obra premiada no Festival de Tribeca sobre os efeitos do furacão Katrina e “Arrasando Liberty Square”, sobre gentrificação climática. Após a exibição do último filme, será realizado um debate que discutirá emergências climáticas, cidades resilientes e políticas públicas de inclusão.
Todas as informações sobre a mostra e a programação completa podem ser acessadas pelo link.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor