A Mostra Ecofalante de Cinema terá uma edição especial no Rio de Janeiro. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima quarta (5), o evento gratuito contará com uma seleção de obras ligadas a temas socioambientais, como obras selecionadas para festivais internacionais, filmes inéditos, produções brasileiras, títulos clássicos e debates. A mostra acontece entre os dias 5 e 12 de junho, no Estação Net Rio, em Botafogo, zona sul da capital; e no Cine Arte UFF, em Icaraí, zona sul de Niterói.
A sessão de abertura será às 20h do dia 5, no Estação Net Rio, com a exibição de “Food, Inc. 2”, de Robert Kenner e Melissa Robledo – uma continuação de “Food, Inc.”, que “causou furor ao alertar que nossas refeições diárias têm profundas consequências éticas e ambientais, tendo sido indicado ao Oscar, conquistado o Emmy e exibido na Mostra Ecofalante de Cinema”, como descreveu a organização da mostra. A programação completa pode ser consultada aqui.
Também estão previstos dois debates. O primeiro deles será realizado às 20h30 da próxima quinta-feira (6), no Estação Net Rio, após a exibição do filme “TikTok, Boom”. Com o tema “Redes Sociais: Como Regular um Território Sem Lei?”, Ivana Bentes, doutora em Comunicação e pró-reitora de extensão da UFRJ, e Helena Strecker, graduada em Psicologia e mestranda em Comunicação na UFRJ, discutem temas urgentes do atual contexto da vida nas redes sociais, como bolhas, falta de privacidade, discurso de ódio, cyberbullying e fake news. A mediação será da jornalista Audrey Furlaneto.
Já no sábado (9), também às 20h30, mas dessa vez em Niterói, o engenheiro florestal Jerônimo Boelsums, o agrônomo Luiz Fernando Duarte de Moraes e o ecólogo Renato Crouzeilles debatem o tema “Restauração e regeneração dos ecossistemas: o que está sendo feito”, também com mediação de Audrey Furlaneto. A mesa debaterá ações de combate às mudanças climáticas, após a exibição do filme “Solo Comum”.
A programação realizada no Rio de Janeiro será uma prévia da 13ª edição da Mostra Ecofalante, exibida tradicionalmente em São Paulo e que esse ano ocorrerá entre os dias 31 de julho e 14 de agosto. Segundo o diretor do evento, Chico Guariba, “boa parte dos filmes que estamos apresentando nas telas cariocas é inédita e só será exibida na 13ª edição do festival, em São Paulo, no final de julho. O público pode conhecer as mais recentes obras de destaque no circuito internacional, ao lado de novos filmes brasileiros e títulos clássicos da América Latina e da África. É uma seleção estimulante que permite refletir sobre questões urgentes do país e do planeta”, descreveu.
No total, serão 24 filmes exibidos nos 8 dias de evento. A seleção conta com filmes brasileiros, como “Vida Sobre as Águas”, de Danielle Khoury Gregorio e Marcio Isensee e Sá; internacionais, como “O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft”, de Werner Herzog; clássicos, como “Tesouros do Lixo”, Samba Félix Ndiaye, o “pai do documentário africano”; e universitários, como “Escute: A Terra Foi Rasgada”, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Mello. Será exibido ainda o documentário “Mulheres na Conservação”, produzido por Paulina Chamorro e João Marcos Rosa.
Serviço:
Mostra Ecofalante de Cinema Rio
www.ecofalante.org.br
De 5 a 12 de junho de 2024
Entrada gratuita
Estação Net Rio – rua Voluntários da Pátria 35, Botafogo – Rio de Janeiro
Cine Arte UFF – rua Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói
Evento viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Itaú e IHS
Apoio institucional: Instituto Francês, Pedagogias da Imagem – projeto de extensão da SeCult-UFRJ, Programa Ecofalante Universidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Parceiros educacionais: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Produção: Doc & Outras Coisas
Coprodução: Química Cultural
Realização: Ecofalante e Ministério da Cultura
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor