Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Mostra de filmes socioambientais terá edição especial no Rio, no dia do Meio Ambiente

Mostra de filmes socioambientais terá edição especial no Rio, no dia do Meio Ambiente

A Mostra Ecofalante de Cinema terá uma edição especial no Rio de Janeiro. Em comemoração ao Dia Mundial do , na próxima quarta (5), o evento gratuito contará com uma seleção de obras ligadas a temas socioambientais, como obras selecionadas para festivais internacionais, filmes inéditos, produções brasileiras, títulos clássicos e debates. A mostra acontece entre os dias 5 e 12 de junho, no Estação Net Rio, em Botafogo, zona sul da capital; e no Cine Arte UFF, em Icaraí, zona sul de Niterói.

A sessão de abertura será às 20h do dia 5, no Estação Net Rio, com a exibição de “Food, Inc. 2”, de Robert Kenner e Melissa Robledo – uma continuação de “Food, Inc.”, que “causou furor ao alertar que nossas refeições diárias têm profundas consequências éticas e ambientais, tendo sido indicado ao Oscar, conquistado o Emmy e exibido na Mostra Ecofalante de Cinema”, como descreveu a organização da mostra. A programação completa pode ser consultada aqui.

Também estão previstos dois debates. O primeiro deles será realizado às 20h30 da próxima quinta-feira (6), no Estação Net Rio, após a exibição do filme “TikTok, Boom”. Com o tema “Redes Sociais: Como Regular um Território Sem Lei?”, Ivana Bentes, doutora em Comunicação e pró-reitora de extensão da UFRJ, e Helena Strecker, graduada em Psicologia e mestranda em Comunicação na UFRJ, discutem temas urgentes do atual contexto da vida nas redes sociais, como bolhas, falta de privacidade, discurso de ódio, cyberbullying e fake news. A mediação será da jornalista Audrey Furlaneto.

Já no sábado (9), também às 20h30, mas dessa vez em Niterói, o engenheiro florestal Jerônimo Boelsums, o agrônomo Luiz Fernando Duarte de Moraes e o ecólogo Renato Crouzeilles debatem o tema “Restauração e regeneração dos ecossistemas: o que está sendo feito”, também com mediação de Audrey Furlaneto. A mesa debaterá ações de combate às mudanças climáticas, após a exibição do filme “Solo Comum”.

A programação realizada no Rio de Janeiro será uma prévia da 13ª edição da Mostra Ecofalante, exibida tradicionalmente em São Paulo e que esse ano ocorrerá entre os dias 31 de julho e 14 de agosto. Segundo o diretor do evento, Chico Guariba, “boa parte dos filmes que estamos apresentando nas telas cariocas é inédita e só será exibida na 13ª edição do festival, em São Paulo, no final de julho. O público pode conhecer as mais recentes obras de destaque no circuito internacional, ao lado de novos filmes brasileiros e títulos clássicos da América Latina e da África. É uma seleção estimulante que permite refletir sobre questões urgentes do país e do planeta”, descreveu.

No total, serão 24 filmes exibidos nos 8 dias de evento. A seleção conta com filmes brasileiros, como “Vida Sobre as Águas”, de Danielle Khoury Gregorio e Marcio Isensee e Sá; internacionais, como “O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft”, de Werner Herzog; clássicos, como “Tesouros do Lixo”, Samba Félix Ndiaye, o “pai do documentário africano”; e universitários, como “Escute: A Terra Foi Rasgada”, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Mello. Será exibido ainda o documentário “Mulheres na Conservação”, produzido por Paulina Chamorro e João Marcos Rosa.

Cena do longa Mulheres na Conservação. Foto: João Marcos Rosa.

Serviço:

Mostra Ecofalante de Cinema Rio

www.ecofalante.org.br
De 5 a 12 de junho de 2024

Entrada gratuita

Estação Net Rio – rua Voluntários da Pátria 35, Botafogo – Rio de Janeiro

Cine Arte UFF – rua Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói

Evento viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Itaú e IHS

Apoio institucional: Instituto Francês, Pedagogias da Imagem – projeto de extensão da SeCult-UFRJ, Programa Ecofalante Universidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Parceiros educacionais: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Produção: Doc & Outras Coisas

Coprodução: Química Cultural

Realização: Ecofalante e Ministério da Cultura

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor