O Ministério Público Estadual da Bahia convocou uma audiência pública para manhã do dia 15 de junho (sábado) para discutir a criação de uma unidade de conservação na Serra da Chapadinha, porção sul e desprotegida da Chapada Diamantina, na Bahia, “dada a sua relevância socioambiental”. O evento convida ao debate o Ministério Público Federal, autoridades públicas, associações civis e profissionais, comunidades tradicionais e demais interessados no tema.
“A audiência pública tem como objetivo promover uma ampla discussão com representantes dos setores público, privado, da sociedade civil organizada e das comunidades possivelmente atingidas sobre a necessidade e processo de criação da Unidade de Conservação citada, bem como seus possíveis efeitos”, detalha o edital de convocação do MPE-BA.
A audiência será realizada no dia 15 de junho, sábado, com início às 9:00, em mobilidade híbrida. Presencialmente na Escola Municipal Cazuza do Prado, na zona rural do município de Ibicoara, e online através da plataforma Microsoft Teams. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], com qualificação completa, indicação da modalidade de participação (presencial ou híbrida) e setor que representa.
Em julho de 2023, ((o))eco fez uma reportagem sobre as pressões de mineração, desmatamento e grilagem na Serra da Chapadinha. Para proteger a região foi criado o movimento Salve a Serra da Chapadinha, articulado pela sociedade civil para pressionar pela criação de uma unidade de conservação na serra. Em agosto do mesmo ano, o MPF recomendou que fosse criada a área protegida.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor