Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
'Meteorito bumerangue': como rocha terrestre foi ao espaço e voltou?

‘Meteorito bumerangue’: como rocha terrestre foi ao espaço e voltou?

Uma rocha com características incomuns, localizada no deserto do Saara em 2018, pode ser o primeiro caso de “meteorito bumerangue” registrado. Ela recebeu o nome curioso pela possibilidade de ser originária da Terreno, ter ido ao espaço e retornado ao planeta.

Denominado NWA 13188, o objeto de pouco mais de 600 g foi encontrado por caçadores de meteoritos em uma dimensão isolada do deserto, no Marrocos. Embora ninguém tenha divisado sua queda, testes iniciais confirmaram que se trata de uma rocha vinda do espaço.

E uma estudo mais recente trouxe ainda mais curiosidades a reverência do objeto espacial. De tratado com o geofísico da Universidade Aix-Marseille, na França, Jérôme Gattacceca, o NWA 13188 possui uma crosta de fusão muito desenvolvida, indicando sua queima parcial na atmosfera ao reentrar na Terreno.

(Natividade: Space.com/Reprodução)

Conforme o estudo apresentado durante uma conferência no dia 11 de julho, também foram encontrados vestígios de exposição a raios cósmicos, sugerindo que o objeto esteve viajando pelo espaço por pelo menos 10 milénio anos. O meteorito bumerangue traz ainda características de rochas vulcânicas originárias do nosso planeta.

Porquê a rocha foi parar no espaço?

Se o objeto é originário da Terreno, uma vez que ele teria ido ao espaço? Gattacceca e sua equipe trabalham com pelo menos duas hipóteses para o lançamento do objeto. Uma delas é a de que o “meteorito terrestre” foi catapultado do planeta durante uma erupção vulcânica com capacidade suficiente para tal feito.

Porém, essa possibilidade não é muito provável, uma vez que explicaram os próprios cientistas ao Space.com. Em 2022, as pedras expelidas na erupção recorde do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, na região do Pacífico Sul, foram a “unicamente” 58 km de profundidade, insuficiente para chegar ao espaço.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Natividade: Getty Images/Reprodução)

No outro cenário, o NWA 13188 teria sido arrancado da superfície terrestre e arremessado para além da atmosfera logo posteriormente o impacto de um asteroide gigantesco. Essa é a teoria mais aceita pelos pesquisadores franceses.

Vale evidenciar que o meteorito foi comprado por um professor gaulês em 2018, em uma exposição de minerais e pedras preciosas. A tonalidade marrom-avermelhada escura chamou a atenção dele, que na idade não tinha teoria de quão valioso ele pode se tornar.

Dúvidas

Mesmo com os indícios encontrados no estudo, há quem tenha dúvidas sobre a origem do meteorito bumerangue. Para o técnico em meteoritos do Museu de História Oriundo de Viena (Áustria), Ludovic Ferrière, não é provável confirmar que a rocha saiu da Terreno e regressou sem rastreá-la até o lugar de impacto ou definir a sua idade.

Já outros dizem que ele pode ter origem em qualquer lugar do Sistema Solar com características semelhantes à Terreno. Para tentar solucionar algumas dessas dúvidas, os investigadores franceses preparam uma estudo mais detalhada em procura de pistas sobre uma vez que o NWA 13188 foi lançado ao espaço e para deslindar quando isso aconteceu.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de totalidade responsabilidade do responsável.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: