Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2575

Mercado reage à melhora do rating do Brasil e bolsa supera 118 mil pontos

Ibovespa sobe e retoma os 118 mil pontos; S&P eleva perspectiva de nota do Brasil

O mercado financeiro brasileiro teve um dia de otimismo nesta quarta-feira (14), com a bolsa de valores superando os 118 mil pontos e o dólar recuando para R$ 4,81. Os investidores reagiram positivamente à melhora da perspectiva de nota soberana do Brasil pela agência de classificação de risco S&P, que passou de estável para positiva, e ao cenário externo mais favorável.

S&P destaca pragmatismo na política

A S&P reafirmou o rating soberano do Brasil em “BB-“, ainda em grau especulativo, mas alterou a perspectiva para a nota soberana de estável para positiva, destacando as expectativas de pragmatismo na política. A visão mais positiva vem dos sinais de maior certeza sobre as políticas fiscais e monetárias, que podem beneficiar as atuais perspectivas de baixo crescimento do PIB do Brasil.

De acordo com a agência, apesar do país ainda apresentar grandes déficits fiscais, o crescimento contínuo do Produto Interno Bruto (PIB) e a organização da política fiscal “podem resultar em um aumento menor da dívida do governo do que o inicialmente esperado”.

“Nossa visão positiva baseia-se na perspectiva de que medidas contínuas para enfrentar a rigidez econômica e fiscal podem reforçar nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil e reduzir os riscos à sua flexibilidade monetária e posição externa líquida”, afirmou a S&P.

Ibovespa acompanha alta das bolsas globais

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em alta de 1,5%, aos 118,5 mil pontos, puxado pelos ganhos de Petrobras (PETR4), com +3,7%; e Vale (VALE3), +1,4%. O índice renovou a maior pontuação desde setembro de 2022 (117.868 pontos no dia 6).

O desempenho da bolsa brasileira acompanhou a tendência das bolsas globais, que se recuperaram após o alívio das tensões entre Rússia e Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin anunciou que iria retirar parte das tropas da fronteira com o país vizinho, após semanas de escalada militar.

As ações europeias subiram, impulsionadas pelas ações das empresas de energia, que prolongaram um ‘rally’ que tem como pano de fundo os preços mais altos do petróleo e ganhos dos bancos, na sequência de comentários aguerridos da presidência da Reserva Federal dos Estados Unidos.

Nos EUA, o S&P 500 ganhou 1,15%, para 4.512,56 pontos. O Nasdaq avançou 1,96%, para 14.109,37 pontos. O Dow Jones subiu 0,76%, para 34.816,62 pontos.

Dólar cai com fluxo positivo e juros altos

O dólar comercial encerrou o dia em queda de 0,95%, cotado a R$ 4,81 na venda. A moeda americana foi influenciada pelo fluxo positivo de recursos para o Brasil, diante da melhora da perspectiva pela S&P e da atratividade dos juros altos.

O dólar também perdeu força frente a outras moedas emergentes após os comentários do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, que sinalizou um aperto mais agressivo da política de juros para combater a inflação em alta.

Perspectivas para o mercado brasileiro

Os analistas avaliam que o mercado brasileiro pode continuar a se beneficiar do cenário externo mais favorável e da melhora das expectativas internas. No entanto, alertam que ainda há riscos e incertezas que podem afetar o desempenho dos ativos.

Entre os fatores positivos, estão a recuperação da economia global, a alta dos preços das commodities, a vacinação contra a Covid-19 e a agenda de reformas estruturais no Brasil.

Entre os fatores negativos, estão a inflação persistente, a crise hídrica e energética, as tensões geopolíticas e as eleições presidenciais de 2024.

Para o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, o Brasil tem condições de crescer acima de 3% neste ano, mas precisa avançar nas reformas fiscais e administrativas para garantir a sustentabilidade das contas públicas e a confiança dos investidores.

“O Brasil tem um potencial enorme de crescimento, mas precisa resolver os seus problemas estruturais. A melhora da perspectiva pela S&P é um sinal positivo, mas ainda estamos longe de recuperar o grau de investimento. Precisamos mostrar que estamos comprometidos com o ajuste fiscal e com a melhoria da gestão pública”, afirmou Megale.

Origem: conversa com o Bing, 14/06/2023
(1) Agência de risco melhora perspectiva de nota do Brasil e mercados têm …. https://www.brasil247.com/economia/agencia-de-risco-melhora-perspectiva-de-nota-do-brasil-e-mercados-tem-mais-um-dia-de-euforia.
(2) Bovespa ultrapassa os 117 mil pontos e tem maior pontuação em 6 … – G1. https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/03/22/bovespa.ghtml.
(3) Ibovespa recupera os 118 mil pontos com melhora externa; trégua em …. https://br.financas.yahoo.com/noticias/ibovespa-recupera-os-118-mil-213801708.html.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: