Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Memórias do maior jornalista investigativo da Amazônia está no Kindle

Memórias do maior jornalista investigativo da Amazônia está no Kindle

Como me tornei um Amazônida: Memórias de um jornalista investigativo na maior floresta tropical do planeta é uma obra marcante que entrelaça as experiências pessoais de Lúcio Flávio Pinto com suas quase seis décadas de cobertura jornalística na Amazônia. Ao longo de 35 capítulos, o jornalista investigativo revela não apenas as transformações da região, mas também sua própria metamorfose de observador a defensor apaixonado da floresta.

O livro mescla relatos de investigações memoráveis, encontros com personagens extraordinários e reflexões profundas sobre os desafios do jornalismo em uma região marcada por conflitos socioambientais. Com uma narrativa que transcende o formato tradicional de memórias, a obra oferece um panorama único sobre as complexidades da Amazônia, vista através das lentes de um profissional que dedicou sua vida a compreender e documentar as dinâmicas desta região vital para o planeta.

Lúcio Flávio Pinto em seu escritório em Belém (Foto: Paulo Santos/Acervo H)

Lúcio Flávio Pinto nasceu em Santarém, Pará. É jornalista profissional desde 1966. Percorreu as redações de algumas das principais publicações da imprensa brasileira. Durante 18 anos foi repórter em O Estado de S. Paulo. Em 1988 deixou a grande imprensa. Dedicou-se ao Jornal Pessoal, newsletter quinzenal, baseada em Belém, que escreveu sozinho de 1987 a 2019.

No jornalismo, recebeu quatro prêmios Esso e dois Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace e, em 2005, o prêmio anual do CPJ (Comittee for Jornalists Protection), de Nova York.

Tem 21 livros individuais publicados, todos sobre a Amazônia. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de 2012 pelo conjunto da sua obra. Foi considerado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, com sede em Paris, como um dos mais importantes jornalistas do mundo, o único selecionado no para essa honraria.

É sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, EUA e recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Amapá (2022).

Leia mais sobre Lúcio Flávio Pinto:

“Não há futuro para a Amazônia”, diz Lúcio Flávio Pinto

A aula magna de jornalismo de Lúcio Flávio Pinto

Aos meus amigos

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES