O maior festival de artes integradas da Região Norte, o ‘Manaus Passo a Paço’ deu início à edição de 2024 nesta quinta-feira (5). No primeiro dia, o evento recebeu os shows nacionais de Pitty, Capital Inicial, Luan Santana, Alok, Luísa Sonza e Matuê nos palcos Leonardo Malcher e Alfândega. Mas muito além de proporcionar aos fãs desses artistas um momento de entretenimento, o evento conta com a performance de artistas locais, destacando ainda a gastronomia e a cultura amazônica.
A tarde começou animada no Centro Histórico de Manaus. Pessoas de todas as idades transitavam na região para conhecer mais da programação, que conta com diversas áreas, como: ‘Espaço Gamer Innovation – Cassina’, ‘Palco Mangueira’, ‘Palco Coreto’, ‘Feira de Empreendedorismo e Patrocinadores’, ‘Espaço Moda’, ‘Espaço Urbano’, entre outros.
Entrando pela Avenida Sete de Setembro, a primeira área que o visitante encontra é a Praça de Alimentação. Tacacá, bolo de banana pacovã, creme de camarão, farofa de jabá e pirarucu de casaca. Essas são apenas algumas opções oferecidas pelos restaurantes e lanchonetes que agregam em seus cardápios diversos iens tradicionais da culinária amazonense.
Tanto, que a primeira coisa que a advogada Márcia Fernandes fez quando chegou ao evento foi comprar uma cuia de Tacacá.
“Tem coisa melhor que saborear um tacacá em um lugar tão cheio de história? Eu amei a revitalização do Centro Histórico de Manaus e quero muito aproveitar a programação do evento”, disse.
Muitos jovens correram para os palcos principais, um localizado na área do Porto e outro na Alfândega. O estudante Henrique Siqueira garantiu uma vaga na grade do Palco Malcher para acompanhar a apresentação de Luísa Sonza. “Eu amo a Luísa e não sei quando vou ter outra oportunidade de acompanhar um show dela”, afirmou.
Já o design Lucas Ferreira correu para o Palco da Alfândega e estava animado para acompanhar as apresentações das bandas Official 80 e Critical Age. “Eu acompanho o trabalho das grupos de rock de Manaus. É bom vê-los em eventos grandes. Fora que em uma única noite teremos Pitty e Capital Inicial. Quero assistir de perto”, afirmou.
Leia também: Grupo musical Waruna apresenta canções tradicionais indígenas no Manaus Passo a Paço 2024
Na Feira de Empreendedorismo, uma estrutura foi montada para a performance de artistas da Cia Artística Cultura Amazônia. Com o nome de ‘O Circo Contemporâneo’, a apresentação acontece entre as atrações principais e chamou a atenção de quem passava no local.
“Estar no Passo a Paço sempre é uma grande emoção, pois assinar uma produção artística no evento é uma das maneiras de valorizar as artes, a cultura regional e os artistas locais. As performances demandam dedicação quase que exclusiva do artista circense, pois envolvem técnica, resistência, flexibilidade e preparo físico”, explicou o gestor da Cia Artística Cultura Amazônica, Yghor Palhano.
Uma das ativações que fez sucesso foi o ‘Espaço Echos da Amazônia’, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), que levou para o público conscientização ambiental e social. De acordo com o especialista de projetos da FRAM, Matheus Aquino, a ideia é levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as pessoas de uma maneira divertida.
“A gente tem um Jogo da Memória e uma roleta, onde o público pode participar e ganhar prêmios. A gente também trouxe um totem fotográfico para criar uma lembrança especial para quem vier curtir o ‘Passo a Paço’”, explicou.
Confira AQUI a programação completa.
- Embalagens rígidas e com tampa; Latas, vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, etc.);
- Capacetes;
- Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo;
- Cadeiras/banquinhos, guarda-chuvas;
- Objetos pontiagudos – tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha, etc.;
- Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
- Bebidas;
- Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;Bastão de selfie;
- Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais;
- Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais;
- Drones de qualquer tipo;
- Alimentos com intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança;
- Quem recusar às inspeções, revistas e remoção dos objetos não autorizados na entrada do “Manaus Passo a Paço 2024” ficará de fora do festival.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor