O presidente Lula (PT) inicia o segundo ano de mandato com 49% de aprovação na opinião pública, segundo um levantamento do PoderData divulgado nesta quarta-feira 31. Observados os segmentos religiosos, o petista segue com baixa popularidade entre evangélicos.
De acordo com a pesquisa, 59% dos católicos e 29% dos evangélicos aprovam o governo, enquanto 35% dos católicos e 58% dos evangélicos desaprovam a gestão.
A opinião entre evangélicos, um dos principais fatores de preocupação de Lula, permanece estável desde o início do terceiro mandato, com o máximo de 34% de aprovação em junho e o mínimo na atual rodada.
A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de janeiro, com 2.500 entrevistas feitas por meio de ligações telefônicas em 229 municípios, nas 27 unidades da Federação.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
De acordo com o estudo, a avaliação geral sobre o governo representa um aumento se comparada à do período de 16 a 18 de dezembro, quando havia 46% de aprovação, o menor nível de 2023. O maior patamar foi em junho, com 51%.
Em relação à reprovação, Lula marcou 42%, ante 44% em dezembro. O menor nível havia sido atingido em janeiro de 2023, com 39%, e o maior, em setembro, com 45%.
De acordo com o levantamento, 9% dos eleitores disseram não saber.
Além disso, há um empate técnico entre aqueles que consideram o governo ótimo e bom, 36%, ou ruim e péssimo, 34%. Outros 22% dos eleitores definem o governo como regular e 8% não sabem.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor