Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

Instituído em 2017 no estado de São Paulo, o Projeto Conexão Mata Atlântica trouxe como missão promover sistemas produtivos mais compatíveis com a conservação da água, dos solos e da . Através de ferramentas como o pagamento por serviços ambientais; certificação orgânica, agroecológica e florestal; e a implementação de cadeias de valor sustentável, a iniciativa consolidou sua atuação com foco na região do Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira. Os resultados desse trabalho foram compilados no livro “Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo (PCMA)”. 

Com 240 páginas, o livro reforça a importância dos produtores rurais na conservação do , através da compatibilização da produção agropecuária com a manutenção de serviços ecossistêmicos e a conservação da biodiversidade. A obra detalha as estratégias e soluções adotadas em São Paulo, desde os incentivos aos produtores até a gestão de unidades de conservação e as contribuições científicas, assim como as lições aprendidas. A publicação, lançada em janeiro, está disponível gratuitamente online.

O projeto foi financiado pelo GEF e BID, com execução pela Finatec. A iniciativa incluiu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Do lado paulista, o projeto foi coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e pela Fundação Florestal, com o apoio direto da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade.

Em São Paulo, o projeto abrangeu um total de vinte municípios. Dezesseis no Vale do Paraíba e quatro ao redor do Parque Estadual da Serra do Mar, entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira de Iguape.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes