Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
lazer e educação em Manaus

lazer e educação em Manaus

Foto: José Narbaes/Ipaam

Um refúgio verde em plena zona centro-sul de Manaus (AM): assim pode ser definido o Bosque Estadual Vandete Rocha, localizado na sede do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na Avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, bairro Flores. Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, o bosque reúne lazer, educação ambiental e atividades voltadas à .

Leia também: 5 bosques para se aproximar da natureza na região amazônica

O Bosque Vandete Rocha ocupa uma área de 3 hectares de floresta equatorial, que inclui ambientes de terra firme e de charco, à margem do igarapé do Bindá. O espaço conta com espécies nativas e trilhas ecológicas que fazem alusão a lendas amazônicas, utilizadas em atividades de educação ambiental.

A proposta é aproximar a sociedade da natureza e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, valorizando também a cultura e os saberes tradicionais da região.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Foto: José Narbaes/Ipaam

Criado a partir do aproveitamento desse fragmento florestal existente dentro da própria sede do Ipaam, o bosque é o primeiro do tipo implantado pelo Governo do Amazonas em uma área urbana.

A inauguração aconteceu dentro da programação ‘Junho Ambiental‘ do Ipaam, campanha anual que neste ano trabalha com o tema ‘Somos o Clima que Criamos’.

Segundo o Ipaam, a proposta do bosque é clara: reconectar a população com a natureza, mesmo em meio à cidade. “O bosque é uma oportunidade de resgatar essa convivência das pessoas com o , sem sair da cidade. Ele representa o compromisso do Governo do Estado com o futuro. É um espaço que educa, acolhe e inspira”, afirmou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.

  • Entre os atrativos do Bosque Vandete Rocha estão:
  • trilhas ecológicas em meio à vegetação nativa,
  • uma quadra de areia para práticas esportivas,
  • parquinho infantil,
  • academia ao ar livre,
  • mirante com vista da copa das árvores,
  • biblioteca infantil com foco em temas ambientais,
  • uma maloca com exposição de brinquedos e miniaturas feitas de materiais recicláveis,
  • lanchonete
  • e um viveiro de mudas, com espécies nativas como açaí, cupuaçu e andiroba.
Foto: José Narbaes/Ipaam

A analista ambiental do Ipaam, Maria do Carmo, destaca a importância do espaço como ferramenta de educação e bem-estar: “A ideia é mostrar como é importante termos esse tipo de espaço dentro da área urbana, não só na zona rural. Isso contribui para melhorar nossa qualidade de vida e saúde”.

Além da visitação livre durante a semana, o bosque também abriga atividades educativas, feiras sustentáveis, mutirões ambientais e visitas escolares.

Homenagem à servidora pública Vandete Rocha, que dedicou grande parte de sua vida profissional ao Ipaam e à causa ambiental no Amazonas, o bosque também representa um tributo ao legado daqueles que trabalharam pela preservação do meio ambiente.

Escolas interessadas em agendar excursões ou visitas guiadas podem entrar em contato diretamente pelo número (92) 98455-6013, da Gerência de Educação Ambiental do Instituto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

*Com informações do Ipaam

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes