Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

La Pasionaria: a mulher que desafiou o fascismo na Espanha

Dolores Ibárruri -La Pasionaria: a líder comunista que lutou pela República Espanhola

Dolores Ibárruri, mais conhecida como La Pasionaria, foi uma das figuras mais emblemáticas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Como líder do Partido Comunista da Espanha (PCE), ela defendeu a causa republicana contra o levante fascista liderado por Francisco Franco. Sua voz inflamada e seus discursos memoráveis inspiraram milhares de combatentes e simpatizantes da resistência antifascista.

Nascida em 1895 em Gallarta, uma pequena cidade mineira no País Basco, Dolores era filha de um mineiro basco e uma dona de casa castelhana. Desde cedo, ela se interessou pela luta operária e pelo socialismo, influenciada por seu marido, Julián Ruiz, um militante socialista com quem se casou em 1915. Juntos, eles tiveram seis filhos, dos quais apenas dois sobreviveram à infância.

Em 1920, Dolores se filiou ao recém-fundado Partido Comunista da Espanha (PCE) e começou a escrever artigos para o jornal Mundo Obrero, sob o pseudônimo de La Pasionaria. Seu apelido se devia à sua paixão pela causa comunista e pela defesa dos direitos dos trabalhadores. Em seus textos, ela denunciava as injustiças sociais, a exploração capitalista e a opressão das mulheres.

Em 1931, após a proclamação da Segunda República Espanhola, Dolores se mudou para Madri e se tornou uma das principais dirigentes do PCE. Ela participou ativamente das lutas políticas e sociais que marcaram o período republicano, como a greve geral de 1934 e a revolta dos mineiros das Astúrias. Em 1936, ela foi eleita deputada pelo PCE nas eleições de fevereiro, as últimas realizadas durante a República.

Em julho de 1936, um grupo de generais liderados por Francisco Franco se rebelou contra o governo republicano, dando início à Guerra Civil Espanhola. Dolores se tornou uma das vozes mais destacadas da resistência republicana, fazendo discursos nas rádios, nas praças e nas frentes de batalha. Ela também apoiou a chegada das Brigadas Internacionais, formadas por voluntários estrangeiros que vieram lutar ao lado dos republicanos.

Um dos momentos mais marcantes da sua trajetória foi o seu discurso no dia 18 de novembro de 1936, quando as tropas franquistas cercavam Madri. Diante de uma multidão de milicianos e civis que se preparavam para defender a capital, ela pronunciou a frase que se tornaria o lema da resistência republicana: “¡No pasarán!” (“Eles não passarão!”).

Apesar da bravura dos defensores de Madri, a guerra civil foi favorável aos rebeldes franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista. Em março de 1939, as forças republicanas foram derrotadas e Franco assumiu o poder como ditador. Dolores conseguiu escapar do país e se exilou na União Soviética, onde continuou sendo uma das líderes do PCE no exílio.

Durante os anos de exílio, Dolores manteve contato com os comunistas espanhóis que resistiam à ditadura franquista dentro e fora da Espanha. Ela também participou de eventos internacionais em defesa da paz mundial e do socialismo. Em 1942, ela foi eleita secretária-geral do PCE, cargo que ocupou até 1960. Em seguida, ela foi nomeada presidente honorária do partido, posição que manteve até sua morte

Fontes: Dolores Ibárruri – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dolores_Ib%C3%A1rruri
(2) Dolores Ibárruri – Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Dolores_Ib%C3%A1rruri
(3) Dolores Ibárruri – Wikipedia, la enciclopedia libre. https://es.wikipedia.org/wiki/Dolores_Ib%C3%A1rruri
(4) Biografia de Dolores Ibárruri [La Pasionaria] – Biografias y Vidas .com. https://www.biografiasyvidas.com/biografia/i/ibarruri.htm
(5) Dolores Ibárruri | Quién fue, biografía, importancia, frases | La …. https://www.euston96.com/dolores-ibarruri/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: