Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Iphan prepara escuta social sobre Teatros da Amazônia

Iphan prepara escuta social sobre Teatros da Amazônia

Foto: Divulgação/Iphan

As Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará e no Amazonas estão organizando uma série de oficinas de escuta social com a população como parte do processo de candidatura dos Teatros da Amazônia – o Theatro da Paz, em Belém (PA), e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM) – a Patrimônio Mundial Cultural, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A ação marca uma etapa fundamental no processo, que exige a participação ativa da sociedade.

Leia também: Teatros da Amazônia avançam na candidatura a Patrimônios Mundiais da Unesco

“Todo o processo de reconhecimento desses teatros como patrimônio mundial exige a escuta da sociedade. E chegou o momento de ouvir a população diretamente”, explica a superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos.

Embora a data exata ainda esteja em definição, as oficinas já estão sendo planejadas com participação das secretarias de Cultura estaduais e municipais envolvidas, reunidas recentemente em uma reunião especial para alinhar os detalhes da mobilização.

Teatro Amazonas. Foto: Divulgação/Arquivo Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

O formato previsto para as oficinas contempla um dia inteiro de escuta, focado nos pontos centrais relacionados aos dois teatros. A convocação para participação será feita via formulário online, que será disponibilizado no portal do Iphan e das secretarias envolvidas na candidatura.

As contribuições coletadas nas oficinas serão essenciais para a construção do roteiro da vistoria que será realizada por uma consultora da Unesco, que visitará os Teatros da Amazônia no segundo semestre de 2025. A escuta social garantirá que as vozes locais estejam refletidas no processo e nas diretrizes de preservação e valorização desses espaços.

Theatro da Paz. Foto: Maycon Nunes/Agência Pará

O reconhecimento internacional dos Teatros da Amazônia representa não apenas um marco simbólico, mas também um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura e à memória da região.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A candidatura foi oficialmente apresentada em janeiro de 2025 à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio de um dossiê elaborado pelo Iphan, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e as secretarias de Cultura do Pará, do Amazonas e das prefeituras de Belém e Manaus.

O processo está em fase de avaliação e seguirá até julho de 2026, quando será julgado na 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. Até lá, estão previstas diversas ações, incluindo a visita técnica de representante do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), entidade ligada à Unesco, que avaliará in loco os teatros no segundo semestre de 2025.

Saiba mais detalhes clicando aqui.

*Com informações do IPHAN

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes