A comunidade indígena Tuyuka, localizada em São Gabriel da Cachoeira interior do Amazonas, mostrou muito da sua cultura e representatividade no dia 18 de maio na exposição ‘Raízes da Gastronomia‘, um projeto itinerante que mostra como a tradição e a inovação, em especial no cultivo de alimentos, podem caminhar unidas em busca de um futuro sustentável.
Os indígenas Tuyuka são os protagonistas em conjunto com a fazenda cafeeira Guima Café de um curta-metragem que revela o cuidado que ambos tem no cultivo de seus produtos, sejam eles para alimentar a comunidade ou escolas da cidade, seja para exportação internacional, como o café.
A união das práticas ancestrais de plantação e cultivo com as novas técnicas da agricultura regenerativa é apontada como solução para conciliar o aumento da produção de alimentos com a necessidade de combater as mudanças climáticas, valorizando a manutenção do solo, a integração de animais, plantas e preservação do ecossistema.
Confira o documentário completo:
O gestor do projeto, Fabiano Moreira, relata que apesar do desafio, o resultado foi satisfatório. “Foi um desafio proposto por um de nossos parceiros para adaptar um projeto gastronômico que tínhamos para torná-lo mais atraente em busca de financiamento. O desafio foi facilmente aceito, pois o tema é apaixonante. Unir o legado ancestral às técnicas modernas da agricultura regenerativa seguindo o exemplo dos povos originários, tornou esta jornada ainda mais significativa e atraente para nós”, disse o gestor do projeto.
A jornalista, pesquisadora e roteirista do documentário em curta-metragem, Adriana Farias, relatou ao Portal Amazônia, sobre a vivência da colheita, produção e degustação da gastronomia Tuyuka.
Quanto a aproximação das práticas agrícolas dos Tuyuka e a Guima Café, Adriana Farias disse que a conexão é visível e que o objetivo, tanto dos indígenas quanto da fazenda cafeeira, é ir além da produção de alimentos. Exemplo disso é a restauração da saúde do solo.
Quanto as práticas de plantio livres de agrotóxicos, a roteirista afirmou que seria esse um “possível sinal alternativo de um futuro mais sustentável na agricultura nacional”.
No curta-metragem, a comunidade indígena Tuyuka mostra o cultivo de uma variedade de alimentos, como: mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará e maracujá do mato, produtos de consumo diário da população da Região Norte do País.
*Por Karleandria Araújo, sob supervisão de Clarissa Bacellar
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor