Hortas urbanas resgatam agricultura familiar em Maricá, RJ

Hortas urbanas resgatam agricultura familiar em Maricá, RJ
Por Brasil Popular

Conhecida pelo petróleo e pesca, cidade também se voltou para a produção agrícola após o desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, em 2018

 

 

O mar sempre foi o grande atrativo de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, seja pela pesca tradicional ou pela bonança da arrecadação do pré-sal, que rende ao município algo em torno de R$ 3 bilhões, ao ano.

 

 

Mas, em 2018, o município também se voltou para o resgate da sua produção agrícola após as consequências da greve dos caminhoneiros.

 

“Ficamos muito desesperados, porque vimos que Maricá, de uma hora para outra, ficou uma cidade desabastecida. A gente não tinha praticamente nada. Olhamos várias áreas rurais e falamos: nós temos que colocar essas áreas para produzir, que, minimamente, a gente teria que ter algo aqui para se sustentar por 10, 15, 20 dias”, diz Júlio Carolino, secretário de Agricultura de Maricá.

 

O sinal de alerta do desabastecimento desencadeou um projeto de hortas urbanas. Uma delas fica em uma rotatória da cidade e conta com 34 canteiros e cerca de 80 produtos, como berinjela, alho-poró, mandioca, pimenta, manjericão.

 

Acesse a matéria do Globo Rural
https://globoplay.globo.com/v/10446634/

 




Deixe uma resposta