Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Grilos se tornam frequentes no período chuvoso na Amazônia

Grilos se tornam frequentes no período chuvoso na Amazônia

Foto: Vanessa Monteiro

Basta cair uma chuva que alguns visitantes começam a aparecer. No chamado inverno amazônico, o dia a dia ganha novos integrantes, especialmente insetos, entre eles os grilos. Recentemente, em Belém (PA), muitas pessoas tem relatado o aparecimento constante e massivo de grilos dentro das residências.

Mas qual a relação deles com a chuva? Segundo a professora Telma Batista, entomologista da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), os grilos fazem galerias e túneis no solo, onde se reproduzem e depositam os ovos. Ela explica que o aumento deles também pode estar relacionado a mudanças de estação e a períodos mais longos de seca. 

Foto: Vanessa Monteiro

A professora explica que os grilos se alimentam de raízes, folhas, matéria orgânica e costumam aparecer perto de hortas e jardins. Insetos noturnos, eles são atraídos pela luz.

Segundo a professora Telma Batista, é nesse período que também ocorrem os acasalamentos, e que o cri-cri característico é nada mais que um cortejo dos grilos machos.

WhatsApp Image 2025 01 23 at 15.12.44
 Foto: Vanessa Monteiro

A professora explica que o grilo não é transmissor de doenças e não é um inseto que provoque algum tipo de ataque, embora seja indicado evitar o contato.

Embora sejam considerados pragas na agricultura, é diferente do que ocorre no ambiente urbano, segundo a professora.

“Eles sempre estão presentes, mas como ficam guardados no solo em outros períodos do ano, as pessoas não os vêem com frequência. Os produtores rurais são acostumados a lidar com eles em todas as fases do ano, mas no ambiente urbano é somente nesse período chuvoso que eles aparecem. Então não precisa entrar em pânico, porque com o tempo ele tende a ir embora”, orienta.

WhatsApp Image 2025 01 23 at 15.06.45 1
Foto: Vanessa Monteiro

Ela explica que esses insetos são importantes para a manutenção do ecossistema.

Se em algumas culturas os grilos são sinal de prosperidade, o que muita gente não sabe é que os grilos também são uma poderosa fonte de proteína e a criação de grilos é um mercado que se desenvolveu rapidamente nos últimos anos no Sudeste Asiático, como indicam dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ainda de acordo com a FAO, mais de 1.900 espécies de insetos comestíveis são consumidas em todo o mundo, entre eles os grilos. Eles são considerados uma fonte alternativa de proteína às carnes convencionais. 

*Com informações da Universidade Federal Rural da Amazônia

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes