Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Governo Federal cria programa 'Inglês para Jovens Líderes Indígenas'

Governo Federal cria programa ‘Inglês para Jovens Líderes Indígenas’

Foto: Reprodução/Funai

O Governo Federal instituiu no dia 5 de dezembro o programa ‘Inglês para Jovens Líderes Indígenas‘ com o objetivo de promover a capacitação linguística básica em inglês de jovens lideranças indígenas. A portaria que cria a iniciativa foi assinada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e publicada no Diário Oficial da União.

O programa vai desenvolver competências de comunicação em inglês, para participação em fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos — como a COP30, das Nações Unidas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA) —, além de outros temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais.

Os beneficiários da iniciativa serão estudantes selecionados para participar do Programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global, os servidores indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, com idades entre 18 e 40 anos, e lideranças indígenas da mesma faixa etária, a serem selecionadas por edital. O intuito é capacitar pessoas sem conhecimento prévio de inglês, com exceção de habilidades básicas adquiridas no ensino fundamental ou médio.

O foco do curso de língua inglesa será no desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, escrita, escuta e fala em nível básico, tendo como meta o acompanhamento de negociações internacionais, por meio de aulas ao vivo à distância, com metodologia interativa e levando em consideração a interculturalidade da relação de aprendizagem estabelecida.

O programa será implementado por meio de parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no , como uma das ações componentes do U.S.-Brazil Joint Action Plan To Eliminate Racial and Ethnic Discrimination and Promote Equality (Japer), ou Plano de Ação Comum Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade. A Embaixada arcará com as despesas do programa, por meio da contratação de uma instituição prestadora do serviço.

*Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes