Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Premiê de Portugal apresenta um novo governo em contexto de incertezas – Mundo – CartaCapital

Governo de Portugal nega ter plano de reparação por escravidão a ex-colônias – CartaExpressa – CartaCapital

O governo de Portugal, do novo premiê Luís Montenegro, informou neste sábado 27 que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas” a fim de promover reparações às suas ex-colônias. A manifestação surge três dias depois de o presidente Marcelo Rebelo de Sousa declarar que o país é responsável por crimes durante o período da escravidão transatlântica e da era colonial.

Neste sábado, Rebelo voltou a defender a medida. “Não podemos meter isto debaixo do tapete ou dentro da gaveta. Temos a obrigação de pilotar, de liderar este processo”, afirmou. “Senão vai-nos acontecer o que aconteceu a outros países que, tendo sido potências coloniais, perderam a capacidade de diálogo e entendimento com as ex-colônias e estão a ser convidados a sair, a bem ou a mal, dos países onde ainda têm alguma presença.”

Contudo, o Executivo da Aliança Democrática, de Montenegro, disse que “se pauta pela mesma linha dos governos anteriores” sobre as reparações aos países colonizados.

A nota do governo também defende o caminho de “aprofundamento das relações mútuas, respeito pela verdade histórica e cooperação cada vez mais intensa e estreita, assente na reconciliação de povos irmãos”.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: