27°C
صافي
Weather Data Source: het weer vandaag Amman per uur
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
flor cheirosa, com simbologias, mas tóxica

flor cheirosa, com simbologias, mas tóxica

Jasmim-manga. Foto: Clarissa Bacelar/Arquivo pessoal

Conhecida cientificamente como Plumeria rubra, as flores de jasmim-manga possuem diversas colorações que variam do branco ao rosa e um cheiro agradável, por isso ela é utilizada no meio cosmético para a fabricação de hidratantes e cremes corporais.

Mas além de perfumada, as flores de jasmim-manga são ricas em antocianinas, substância que dá cor à planta, e que representa uma ação antioxidante benéfica para os seres humanos. 

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Típica da América Central, essa planta é encontrada em todo o Brasil. Resistindo ao frio da Região Sul e ao calor da Região Norte, ela é comumente utilizada na ornamentação de jardins, sendo conhecida popularmente como jasmim, jasmim-manga, frangipani, árvore-pagode, ou “ai Santo Antônio” (nome falado no Timor Leste).

De acordo com o artigo ‘Estudo fitoquímico, avaliação da atividade antioxidante e biológica da espécie jasmim (Plumeria rubra L.)‘, pesquisas revelam que os extratos da planta Plumeria rubra L. possuem algumas atividades biológicas importantes tais como antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, antitumoral, anticancerígena entre outros, porém ainda não há muitos estudos acerca das capacidades da planta.

“Mais estudos devem ser realizados na busca de atividade biológica, fitoquímicos, isolamento e demais atividades no futuro para o desenvolvimento de novos produtos na área farmacêutica, alimentícia entre outras aplicabilidades”, aponta Octavio Fernandes, autor do artigo.

Jasmim-manga. Foto: Clarissa Bacelar/Arquivo pessoal

Com aspecto exótico, a árvore de jasmim-manga possui em seu caule uma seiva leitosa considerada tóxica, não podendo ser ingerida. Já as folhas secas podem ser consumidas em chás e as flores podem ser empanadas e fritas, compor geleias e molhos doces e aromatizar carnes e peixes, além de servirem para a fabricação de hidratantes, devido a sua fragrância e coloração agradáveis.

De acordo como pesquisador e professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Valdelly Ferreira Kinupp, autor do livro ‘Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil’, não se recomenda, a priori, o consumo das flores de jasmim-manga cruas, pois ela é uma planta da famílias Apocinácea, podendo conter algumas propriedades tóxicas, como alcaloides.

Professor Valdely Kinupp, autor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil. Foto: Reprodução/PANC

“Não tem muita informação dos usos medicinais, mas é uma planta aromática que traz os benefícios da abrasibilidade. Pode fazer o chá, a infusão, a decocção, e esse chá pode ser até fermentado virando um refrigerante natural que a gente chama de frisante de flor de jasmim-manga. E a geleia dela é maravilhosa, que pode ser usado em recheio de bolo, de tortas, sobremesas em geral, sorvetes e outros produtos”, afirmou Kinupp.

Considerada uma pequena árvore, a frangipani é muito conhecida, pois com ela são confeccionados os famosos colares havaianos, denominados “hawaiian leis”: estes colares são presenteados em diversas ocasiões, como nascimento, aniversário, casamento, formatura e morte, e marcam cerimônias religiosas, políticas e pessoais, demonstrando carinho e boas-vindas. Tendo até um feriado nas terra havaianas: o Lei Day, ou Dia do Lei, comemorado no dia 1° de maio.

Percorrendo continentes, a Plumeria é considerada a flor nacional de Laos, país localizado no Sudeste asiático, e também é a Flor Símbolo de Palermo, na Itália.

“No México eles falam que é a árvore da imortalidade, porque ela mesmo cortada, como ela é uma Apocinácea – é uma suculenta, assim como a rosa do deserto – da mesma família – ela tem muita água, muito nutriente no caule, então mesmo os caules cortados e quando eles estão maduros e foram podados e jogados no chão por aí, eles continuam a florescer, então é uma árvore sobrevivente”, apontou Valdely Kinupp.

Segundo Sandra Zorat Cordeiro, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Plumeria rubra é usada na medicina Ayurveda, por ter inúmeras propriedades farmacológicas, sendo considerada bactericida, vermífuga, calmante, eficaz no tratamento de reumatismo, doenças venéreas, indigestão e insônia.

Há também uma questão mitológica, já que a planta é conhecida por sua eficaz ação abortiva, os colares de Plumeria jamais são oferecidos a mulheres grávidas, pois são considerados de mau agouro.

*Por Heloíse Bastos, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES