Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Festival de Parintins recebe Medalha da Ordem do Mérito Cultural

Festival de Parintins recebe Medalha da Ordem do Mérito Cultural

Bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputam o Festival Folclórico de Parintins. Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Festival Folclórico de Parintins foi reconhecido, no dia 21 de maio, com a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria da cultura brasileira concedida pelo governo Federal. A cerimônia aconteceu no Palácio Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Os bois Caprichoso e Garantido foram representados pelos presidentes das agremiações, Rossy Amoêdo e Fred Góes, que receberam a condecoração em nome do festival.

Leia também: 58º Festival Folclórico de Parintins é lançado no Amazonas

A Ordem do Mérito Cultural homenageia personalidades, instituições e manifestações que contribuem para a identidade cultural do país. O reconhecimento reforça a importância do Festival de Parintins, que já é patrimônio cultural do Brasil.

O evento, realizado anualmente no último fim de semana de junho, é uma das maiores manifestações da cultura popular brasileira. A disputa entre os bois Caprichoso e Garantido movimenta a Arena do Bumbódromo, palco das apresentações que celebram a história, o folclore e a arte da região.

Além do Festival de Parintins, outras 124 personalidades e manifestações culturais foram homenageadas, entre elas o Festival Amazonas de Ópera.

Leia também: 7 fatos que somente o Festival Amazonas de Ópera poderia proporcionar para a cultura no estado

Localizado a 369 quilômetros de Manaus, o município de Parintins é palco das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que protagonizam o maior festival folclórico do mundo.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Nos três dias de festa, realizada no final do mês de junho, os bois-bumbás entram na arena, chamada de Bumbódromo, para disputar o título de campeão do festival. A cada noite, eles têm até 2h30 para se apresentar.

Na cidade tudo é azul e vermelho – as cores dos bois. O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida.

Leia também: Conheça 6 animais amazônicos nas cores dos bois do Festival Folclórico de Parintins

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes