Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Existe jeito certo de tomar banho?

Existe jeito certo de tomar banho?

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu da mãe ou da avó que é importante lavar atrás da orelha e entre os dedos dos pés no banho. Em muitos casos, acabamos não dando ouvido a esse grande conselho, mas ele faz parte dos bons hábitos de higiene.

Para investigar o comportamento durante o banho, pesquisadores do George Washington University Computational Biology Institute conduziram um estudo para descobrir quais áreas importantes do corpo são negligenciadas na lavagem.

Leia também: O que acontece se tomarmos 2 ou mais banhos em um dia?

Quais áreas do corpo são menos lavadas durante o banho?

(Fonte: Getty Images)

O estudo tinha como base avaliar o microbioma da pele, que são os microorganismos que vivem nela. Dessa forma, o foco era analisar áreas que damos mais atenção durante o banho e outras que acabam esquecidas na prática.

Para a avaliação, 129 estudantes coletaram amostras de algumas partes do corpo, como panturrilha, antebraço, atrás da orelha, entre os dedos dos pés e o umbigo. Após essa coleta, eles tiveram que analisar as áreas mais oleosas e compará-las com outras, lavadas com frequência.

O resultado foi que áreas lavadas com mais frequência desenvolveram um microbioma mais saudável. Em contrapartida, pontos pouco lavados apresentaram pouca variedade de organismos. “Regiões secas da pele (como o antebraço e a panturrilha) são mais ricas e funcionais do que as áreas sebosas (como atrás da orelha) e úmidas (como o umbigo e entre os dedos)”, escreveram os pesquisadores em um relatório do estudo. 

Leia mais: Você sabia que as buchas vegetais de banho são comestíveis?

Outras boas práticas no banho

Uso de bucha também deve ser descartado na hora do banho, sendo usada apenas em casos mais extremos. (Fonte: Getty Images)Uso de bucha também deve ser descartado na hora do banho, sendo usada apenas em casos mais extremos. (Fonte: Getty Images)

Além de esfregar bem todas as partes do corpo durante o banho, é preciso ficar atento a mais alguns detalhes nessa hora. Um deles, por exemplo, é a temperatura da água.

Falando ao site Itatiaia, a dermatologista Julia Melo explicou que os banhos devem ser sempre com água morna a fria, e durar entre cinco e dez minutos. Outro ponto importante: o uso da bucha não deve ser diário para não agredir a pele.

Nas palavras da especialista, a bucha funciona como uma esfoliante da pele e acaba removendo a sua camada natural de proteção. Por conta disso, ela deve ser usada apenas para limpar melhor os pés ou quando extremamente necessária para colaborar com a remoção de sujeira.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Nenhuma tag para este post.

Postes Recentes