Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
download (1)

Conheça o bacuri: uma fruta versátil e saborosa da região amazônica

O bacuri é uma fruta típica da região amazônica e do cerrado brasileiro, que tem conquistado cada vez mais espaço na gastronomia e na indústria de cosméticos. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa fruta deliciosa e versátil, que pode ser usada de diversas formas e trazer benefícios para a saúde e a beleza.

O que é o bacuri?

O bacuri é o fruto do bacurizeiro, uma árvore de grande porte que pode chegar a 25 metros de altura. Existem duas espécies conhecidas de bacurizeiro: a Scheelea phalerata, da família das palmeiras, e a Platonia insignis, da família das clusiáceas. A segunda é a mais comum e a que produz o bacuri que vamos falar neste artigo.

O nome bacuri vem do tupi e significa “cai logo”, pois o fruto se desprende da planta assim que amadurece, normalmente entre os meses de janeiro a junho. O bacuri é uma fruta redonda e grande, que pode pesar até 1 kg e medir 15 cm de diâmetro. Ele tem uma casca dura e grossa, de cor verde ou marrom, que libera uma resina amarelada. Dentro da casca, há uma polpa branca e adocicada, que envolve sementes grandes e alongadas.

O bacuri é muito popular no estado do Pará, que é o principal produtor e o provável centro de origem da espécie. Lá existe até um ditado popular que diz que “o bacurizeiro nasce até dentro de casa”, pois ele se reproduz por sementes ou brotações das raízes, sendo muito comum encontrá-lo em altas densidades. O bacuri também é um dos símbolos da cidade de Teresina, no Piauí.

Como consumir o bacuri?

A parte comestível do bacuri é a polpa, que tem um sabor intenso e um aroma agradável. Ela pode ser consumida in natura ou usada para fazer sucos, sorvetes, doces, geleias, sobremesas e outras delícias. A polpa do bacuri é rica em potássio, cálcio, ferro, vitaminas B1 e B3 e compostos fenólicos, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória.

A casca do bacuri também pode ser aproveitada para fazer farinha ou adubo orgânico. A resina que ela libera tem propriedades adstringentes e medicinais, sendo usada popularmente para tratar picadas de aranhas, cobras, problemas de pele, dor de ouvido, reumatismos e artrites.

As sementes do bacuri são fontes de óleo com alto teor de ácido palmítico, que tem aplicações na indústria farmacêutica e de cosméticos. O óleo de bacuri tem propriedades hidratantes, cicatrizantes e emolientes, sendo usado para fazer cremes, sabonetes, xampus e condicionadores. Ele também dá um tom dourado à pele e aos cabelos.

O bacuri é uma fruta versátil e saborosa, que pode ser usada de diversas formas e trazer benefícios para a saúde e a beleza. Que tal experimentar essa maravilha da natureza? ¹²

Receitas feitas com B acuri

Torta de bacuri com merengue: essa é uma sobremesa deliciosa que leva leite condensado, creme de leite, polpa de bacuri, castanha-do-Pará e claras em neve. Você precisa bater os ingredientes no liquidificador, colocar em uma forma e levar ao forno. Depois, cobrir com o merengue e dourar no forno. ¹

**Bacalhau com batatas**: essa é uma receita tradicional portuguesa que combina o sabor do bacalhau com o do bacuri. Você precisa cozinhar o bacalhau em água e leite, depois desfiar e refogar com cebola, alho e pimentão. Em seguida, montar uma camada de batatas cozidas em uma assadeira, cobrir com o bacalhau refogado e polvilhar com polpa de bacuri. Levar ao forno até gratinar e decorar com ovos cozidos e azeitonas. ²

Mojito de bacuri: essa é uma bebida refrescante que leva bacuri picado, água com gás, hortelã, açúcar, gelo e rum. Você precisa bater o bacuri com a água com gás e a hortelã no liquidificador, depois coar e colocar em uma coqueteleira. Adicionar o açúcar, o gelo, o rum e a água com gás e chacoalhar bem. Servir em copos com gelo e hortelã. ³
Suco de bacuri: essa é uma bebida simples e nutritiva que leva polpa de bacuri, leite em pó, açúcar e água. Você precisa bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e cremoso. Servir gelado ou com gelo. ⁴

Origem: conversa com o Bing, 26/06/2023(1) Bacuri – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacuri Acessado 26/06/2023.
(2) Você já ouviu falar do bacuri? – Descascando a ciência. https://www.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia/2019/09/12/oque-e-bacuri/ Acessado 26/06/2023.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: