Índice
Toggle
Mais de 800 mil pessoas foram afetadas com as chuvas no Rio Grande do Sul. Por causa disso, várias instituições de Estados da região amazônica estão se mobilizando para enviar doações para as vítimas do Estado gaúcho. A tragédia deixou dezenas de mortos, feridos e desaparecidos.
As ações vão desde envio de itens de higiene e roupas, até o envio de pessoal especializado para ajudar nos resgates. Saiba como ajudar:
Amazonas
Aeroporto de Manaus
A companhia aérea Azul e a Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, fazem uma operação especial para receber e transportar doações. A empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil, entre eles, o de Manaus.
Na capital do Amazonas, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nas áreas da companhia aérea. Os materiais coletados serão transportados diretamente para o Rio Grande do Sul por aeronaves da Azul.
Terço Jovem
A página Terço Jovem também está juntando mantimentos para as famílias atingidas pelas chuvas. Eles estão arrecadando: roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas, calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets. Os pontos de coleta são:
Terço Jovem – Avenida Mario ypiranga, 700 – Adrianópolis
Loja Dress Up – Av. Gabriel Corrêa Pedrosa – Parque Dez de Novembro
Acre
Reforço
Com o objetivo de integrar os esforços na busca e resgate dos desaparecidos nas tempestades e inundações que castigam o estado do Rio Grande do Sul, o governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), colocou à disposição do governo gaúcho dois binômios credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc).
Pará
A Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil de Belém (Comdec), está com uma campanha de arrecadação de doações para os desabrigados. A ação solidária, denominada “Belém pela Vida”, vai arrecadar cestas básicas, roupas, sapatos e água. Os postos de arrecadação vão funcionar na sede da Comdec, localizada na Aldeia Cabana, em 12 Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na Unimed, unidade Curuzu, na travessa Curuzu, 2212.
Postos de arrecadação da Campanha Belém pela Vida:
Defesa Civil de Belém
Endereço: Aldeia Cabana s/n, entrada pela Pirajá, esquina com a Pedro Miranda, bairro da Pedreira
Horário: 09 às 17h.
Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Horário – das 9h às 17h.
• Cras Aurá
Endereço: Rodovia BR-316, Granja Modelo, Km 6 – Ananindeua.
• Cras Icoaraci
Endereço: Rua Manoel Barata, 1104, próximo ao Fórum de Icoaraci.
• Cras Barreiro
Endereço: Trav. Djalma Dutra, 265, esquina com Municipalidade.
• Cras Jurunas
Endereço: Rua dos Mundurucus, 360, entre travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão.
• Cras Bengui
Endereço: Rua Betânia, alameda Ananindeua, 111.
• Cras Mosqueiro
Endereço: Rua Francelina Santos (rua da Bateria), 509, próximo à Guarda Municipal – Farol.
• Cras Cremação
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 2993, entre rua São Miguel e rua Fernando Guilhon.
• Cras Outeiro
Endereço: Avenida Beira Mar, 310, bairro São João de Outeiro.
• Cras Guamá
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 494, esquina com a avenida Perimetral.
• Cras Pedreira
Endereço: Travessa Timbó, 1557, entre avenida Visconde de Inhaúma e avenida Marquês de Herval.
• Cras Terra Firme
Endereço: Trav. Lomas Valentina, 2585, entre Almirante Barroso e João Paulo II.
• Cras Tapanã
Endereço: Rua das Rosas,194, entre Augusto Montenegro e rua Yamada.
Unimed Curuzu
Endereço: Travessa Curuzu, 2212
Horário: 09 às 18h.
Mato Grosso
CTG
O Centro de Tradições Gaúchas de Cuiabá (CTG) está com a campanha ‘Todos pelo Rio Grande’. As doações serão recebidas até a próxima quarta-feira (15), e tudo o que for doado será enviado para o estado do Rio Grande do Sul. A instituição está localizada na Rod. Palmiro Paes de Barros, Coxipó da Ponte, Cuiabá.
Sinop
A Rede Machado de Supermercados também está recolhendo doações. Informações pelas redes sociais do empreendimento.
Rondônia
Força-tarefa
A força-tarefa do Governo de Rondônia, enviada ao Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (6), diante da necessidade de socorro e solidariedade às famílias gaúchas, é formada por 21 bombeiros militares, especialistas em salvamento terrestre e aquático; dois médicos especialistas em urgência e emergência, da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) compõem a equipe. Além de dois cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), treinados para rastrear pessoas desaparecidas e atuar em condições extremas.
A equipe especializada em salvamento partiu do aeroporto de Vilhena, na região do Cone Sul do Estado, em deslocamento para o Rio Grande do Sul, com previsão de chegada na quarta-feira (8), e as atividades iniciam na quinta-feira (9). O Governo de Rondônia também destinou uma estrutura especial de salvamento, com a utilização da aeronave Caravan, quatro viaturas autosalvamento, e ainda, diversos materiais e equipamentos.
Doação em Espigão do Oeste
A prefeitura de Espigão do Oeste também decidiu apoiar o Rio Grande do Sul e os interessados podem enviar roupas de cama, roupas de frio e produtos de higiene. A entrega pode ser feita até o quarta-feira (8) no sagão da prefeitura do município.
Roraima
CTG
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em parceria com a Rede Amazônica promove em Boa Vista a campanha ‘SOS Rio Grande do Sul’ para arrecadar alimentos, itens de higiene e vestimentas para as vítimas. Os interessados podem deixar as doações em dois endereços da capital roraimense:
Sede do CTG – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 4008, bairro Aeroporto;
Assembleia Legislativa de Roraima – Praça do Centro Cívico.
Tocantins
Aeroporto
Na capital do Tocantins, os interessados em ajudar podem seguir direto no Aeroporto. O saguão principal conta com um ponto de coleta devidamente identificado para a doação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. O aeroporto está localizado na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Expansão Sul.
Prefeitura de Palmas
A prefeitura de Palmas também conta com um ponto de coleta para alimentos não perecíveis, água mineral, roupas e agasalhos. As doações devem ser levadas ao prédio da prefeitura, na avenida JK, até quinta-feira (9), no horário das 13h às 19h.
Samu
O Samu está recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, mesa e banho. A instituição está localizada na 912 Sul, QI-M, Lote 03, Rodovia TO-050.
Sabe de mais alguma ação na região para colaborar? Envie-nos pelo e-mail ou indique em nossas redes sociais. Sua doação pode fazer a diferença.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor