Índice
Toggle
Se você já esteve na Amazônia Brasileira é provável que já tenha experimentado uma das principais iguarias, motivo de orgulho – e inclusive competição nos Estados do Amazonas e Pará – o açaí.
Para quem duvidou do sabor desse fruto tão peculiar e único na culinária amazônica, a fruta foi eleita a sétima melhor do mundo no ranking elaborado pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional, que cataloga comidas e restaurantes ao redor do mundo. As avaliações são feitas pelos usuários do site.
Nativo da região, sua fama conquista cada vez mais outras regiões do Brasil – e do mundo. Confira no Portal Amazônia quatro benefícios dessa iguaria para a saúde.
1. Prevenir o envelhecimento precoce
Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, que são capazes de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas;
2. Fortalecer o sistema imune
Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.
3. Melhorar a saúde do coração
Por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9, o açaí ajuda a equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial.
4. Melhorar o funcionamento do intestino
Por ser um fruto rico em fibras. O consumo do açaí promove um aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem de constipação, conhecida como prisão de ventre.
Ranking
Confira a lista do Top 10 pela TasteAtlas:
- Mangostão;
- Jabuticaba;
- Deglet Nour (Tâmara);
- Rodakina Naoussas (Pêssego);
- Truskawka kaszubska (Morango);
- Wiśnia nadwiślanka (Cereja);
- Açaí;
- Lúcuma;
- Limão de Sorrento;
- Manduri Chiou.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor