Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, autores do e-book. Foto: Mariane Smith
A pouco menos de um ano para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém (PA), os olhos do mundo todo já se voltam para a Amazônia, na riqueza da sua fauna e flora, levantando temas como sustentabilidade e preservação ambiental. Neste contexto, o projeto Semeando Textos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) lançou o e-book ‘Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia’.
O projeto de extensão Semeando Textos faz parcerias com escolas de educação básica de ensino em Belém e região metropolitana. Para o e-book ‘Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia’, a produção dos textos e ilustrações são dos alunos do 2º ano da Escola Estadual Dom Pedro II, no qual abordam temas do cotidiano paraense e amazônico.
Sofia Rodrigues, 17 anos, escreveu o poema intitulado “Açaí Amazônico”, por considerar que o fruto representa o estado.
“Eu acho o açaí um símbolo do Pará muito importante, tanto economicamente quanto culturalmente. Ele representa o estado lá fora e leva o nome do Pará de forma abrangente, conectando as pessoas com nossa cultura”, afirmou.
A aluna explica que a experiência no projeto ajudou a adquirir conhecimentos que serão úteis também na sua formação.
“Foi muito bom reconectar-me com a poesia, escrever de uma forma melhor, mais suave, e nós aprendemos muita coisa, inclusive de Literatura Portuguesa, regras gramaticais e que são conhecimentos muito úteis no futuro”.
Inspirada por memórias afetivas de sua família, Yasmin Kawasaki, 16 anos, também escreveu sobre o fruto em “O açaí”. “Ele traz lembranças e destravou muitas memórias que eu tinha guardado na minha cabeça e pra mim foi um momento muito mágico, porque pude relembrar tudo isso e colocar um pouquinho do sentimento da nossa ligação com esse alimento”, comentou a estudante.
“Pra mim é uma felicidade imensa ter o meu poema no livro. O poema não é um tema assim que a gente vê sendo escrito com muita facilidade, mas através do projeto a gente teve todo um apoio, todo um aparato para conseguir desenvolver esse texto”, afirmou Yasmin.
Coordenadora do projeto Semeando Textos, a professora da Ufra, Liliane Afonso, explica que o objetivo do projeto é trabalhar a literatura, levantando temas sobre o contexto da Amazônia e a sustentabilidade.
“Nós trabalhamos nesta ação, discursos da COP 30. É um projeto voltado para levantar temas transversais de acordo com o que é colocado dentro da Base Nacional Comum Curricular e a partir desses temas a gente realiza a ação com a efetivação de um produto.”
O projeto realiza oficinas sobre literatura nas escolas de educação básica e cada ação termina com um gênero. Na ação anterior, foi trabalhado contos na Escola Estadual Mário Barbosa. Neste ano, na Escola Estadual Dom Pedro II o gênero foi poesia, que também foi uma demanda da escola.
“A construção é uma parceria com a escola. Nós realizamos oficinas de literatura, de poesia, de poemas e aí esses alunos se sentiram motivados a serem protagonistas e escreverem suas próprias poesias. Eles escreveram e a partir delas, ilustraram também. Nós fizemos uma reunião desses poemas e organizamos todos em um e-book”, explicou Liliane Afonso.
Os temas dos poemas estão ligados diretamente ao contexto amazônico, levando em conta a cultura e a preservação do meio ambiente.
“Elegemos a educação ambiental, porque é um discurso que está muito sendo veiculado hoje dentro da sociedade no Pará, a partir da COP 30, então nós elegemos a educação ambiental e a Literatura Amazônica para poder dialogar acerca desses temas. Mas quando a gente fala de educação ambiental, também está ancorado a sustentabilidade, a preservação dos biomas, da Amazônia, do meio ambiente. Então os alunos colocaram dentro desses poemas sobre a Amazônia, sobre o Carimbó, entre outros, não foi só sobre educação ambiental, mas são temas regionais para dialogar com o que eles estavam sentindo no momento da criação dos poemas”, concluiu a coordenadora do projeto.
O lançamento oficial do e-book ocorreu na última quinta-feira, 12, no campus Belém, e contou com a colaboração da coordenação adjunta do Projeto Semeando Textos, professora Thaís Amorim, do professor Jany Eric Queirós, coordenador do curso de Letras da Ufra, campus Belém, bolsistas e voluntárias do projeto, Claudilane, Laila e Giulia.
O e-book ‘Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia’ reúne 52 autores e está disponível gratuitamente no site da EduCapes.
*Com informações da UFRA
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor