Diretório Regional do PT-DF indica a professora Rosilene Corrêa para o Palácio do Buriti

Diretório Regional do PT-DF indica a professora Rosilene Corrêa para o Palácio do Buriti
Por Brasil Popular

O Diretório Regional do PT, no Distrito Federal, indicou o nome da professora da rede pública de ensino e sindicalista Rosilene Corrêa para pré-candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições deste ano. A decisão ocorreu após uma reunião realizada na tarde deste sábado (26).

 

O PT-DF informou que se trata apenas de uma indicação e que o nome definitivo deverá ser anunciado após encontro com a militância do partido no dia 10 de abril. Internamente, há uma disputa entre o nome da professora e o do ex-deputado federal Geraldo Magela.

 

Além disso, quem irá bater o martelo na definição desse nome é o Diretório Nacional. Contudo, na avaliação da direção local, o partido já está atrasado na largada para a campanha e a falta de um nome prejudica o desempenho da agremiação.

 

“Em novembro do ano passado, o PT-DF decidiu que não haveria prévias para a indicação do nome do candidato ao GDF. Depois de 4 meses, estamos apresentando o nome da companheira Rosilene para o Diretório Nacional do PT, para a federação e para os possíveis partidos aliados daqui para derrotar Ibaneis juntamente com a estratégia e a centralidade da candidatura do presidente Lula”, afirma Jacy Afonso, presidente do PT-DF.

 

Ele explica que o nome “Rosilene representa a renovação que o PT quer apresentar à sociedade do Distrito Federal: uma mulher, uma professora, uma educadora, uma representante dos movimentos sociais, com a capacidade de articular e mobilizar a militância e as alianças políticas para concretizar os objetivos que o PT tem para as eleições de 2022”.

 

No opinião de Rosilene Corrêa, a direção do PT-DF tomou uma decisão muito importante porque o partido está perdendo tempo. “Enquanto outros pré-candidatos já estão nas ruas, conversando com os eleitores, falando em nome de seus partidos e de seus projetos, o PT não, devido à indefinição de um nome. Foi muito importante uma instância deliberativa do partido tomar essa decisão”, afirma ao Jornal Brasil Popular.

 

Ela informa que o nome ainda será submetido a um encontro do partido, previsto para o dia 10 de abril, e que irá reunir cerca de trezentos delegados. “Esse encontro é uma forma democrática de ampliar a participação da militância na escolha do nome. Mas, mesmo assim, estamos numa condição de alinhamento com o PT Nacional. Com isso, é importante destacar que é a Direção Nacional que fará uma avaliação final e verificar quais as reais necessidades do DF”, explica a pré-candidata.

 

Rosilene informa que a militância do PT-DF tem cobrado essa definição. “A militância está pronta para ocupar as ruas, fazer a defesa de seu candidato ou candidata, mas é preciso saber quem irá protagonizar esta eleição no DF. No encontro do dia 10, um nome será referendado.No entanto, o que importa e o que queremos é que a militância esteja unida, fortalecida e entendendo que os desafios atuais são duros. Se não tivermos capacidade para seguirmos unidos a gente já sai no prejuízo”.

 

Em recente entrevista para o Jornal Brasil Popular, o ex-deputado federal Geraldo Magela disse que considera a eleição para governador do DF, neste ano, a mais importante da história até agora.

 

“Os eleitores poderão escolher um Presidente da República e um governador do mesmo partido. Isso vai facilitar muito o entendimento e com certeza vai trazer benefícios para a população. Por isso, o PT precisará construir uma forte unidade para levar a militância petista para as ruas e fazer uma campanha vibrante. Eu tenho convicção de que será possível derrotar o atraso e colocar o PT no Planalto e no Buriti”, afirmou.

 

Confira, a seguir, a nota do Diretório Regional na íntegra:

 

 

ROSILENE PRÉ-CANDIDATA À GOVERNADORA

 

 

RESOLUÇÃO POLITICA
DO DIRETÓRIO REGIONAL DO PT/DF

 

 

O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal reunido no dia 26 de março de 2022, após debater a situação eleitoral no Distrito Federal, RESOLVE:

 

 

Orgulhosamente compomos o mais importante Partido de esquerda do Brasil, com uma longa tradição democrática e fortes compromissos com a transformação de nosso país.

 

Temos reiterado nosso compromisso com as orientações nacionais do Partido no que diz respeito às eleições de 2022, cuja centralidade é a eleição do companheiro Lula, colocando fim ao governo do desastre e do ultraneoliberalismo, obscurantista e autoritário.

 

Aguardamos os encaminhamentos que serão propostos pela Direção Nacional, o que não nos exime de tomar medidas e refletir sobre a organização do nosso Partido no DF, visando a resgatar seu papel na sociedade e suas responsabilidade com a Federação e com partidos aliados.

 

Neste sentido, em face da discussão que se dá sobre o nome do PT para o Governo do Distrito Federal, entendemos ser chegada a hora do Diretório Regional, proceder à indicação de um nome para oferecer, como alternativa, à discussão que Federação e os Partidos aliados tem feito sobre as eleições de 2022.

 

Esta decisão não conflita com as orientações nacionais na medida em que a subordinamos à estratégia nacional, reconhecendo que cabe à Direção Nacional considerando o Encontro Regional do DF, encaminhar, em caráter terminativo, a melhor tática que favoreça a eleição do companheiro Lula.

 

Por estas razões reivindicamos à Direção Nacional que tome conhecimento da posição predominante no Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no DF.

 

É importante destacar que as instancias do partido vem debatendo a tática eleitoral e decidindo consensualmente, desde marco de 2021, os procedimentos e os passos para construir uma grande unidade interna. Da mesma forma, as forças internas do partido, por meio de diversas reuniões veem discutindo propostas para uma posição unitária.

 

No entanto, diante da posição assumida publicamente, através de nota à imprensa que contraria o encaminhamento consensuado na reunião do dia 11 de março de 2022, o Diretório Regional se posiciona pela indicação da companheira Rosilene Corrêa como pré-candidata ao Governo do Distrito Federal.

 

Esta posição, sem prejuízo da tática nacional, deverá ser confirmada ou não pelo Encontro Regional a ser realizado em 10 de abril de 2022.

 

Diretório Regional Partido dos Trabalhadores-DF

 

Votos a favor: 39
Votos contra: 0
Abstenções: 9

 

Resolução em PDF:

 

Resolução-do-DR-de-26-03Baixar




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞 https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Deixe seu comentário