Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Deputada apresenta pedido de impeachment de juízes conservadores da Suprema Corte – Mundo – CartaCapital

Deputada apresenta pedido de impeachment de juízes conservadores da Suprema Corte – Mundo – CartaCapital

A deputada norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata, apresentou um pedido de impeachment contra dois juízes conservadores da Suprema Corte, nesta quarta-feira 10. Os alvos são Clarence Thomas e Samuel Alito.

O movimento ocorre dias depois de a Corte enviar para um tribunal de primeira instância o caso sobre a imunidade penal que Donald Trump reivindica por ser ex-presidente. Seis votos de juízes conservadores beneficiaram o magnata, sob o entendimento de que um chefe da Casa Branca goza de uma certa imunidade processual, enquanto três magistrados progressistas ficaram vencidos.

“O reiterado fracasso dos juízes Thomas e Alito em revelar que receberam milhões de dólares em presentes de indivíduos com negócios perante o tribunal é explicitamente contrário à lei”, sustenta AOC, como é conhecida a deputada democrata.

“Sua recusa em se afastar de casos específicos em que os seus benfeitores e cônjuges estão implicados representa nada menos do que uma crise constitucional. Essas falhas, por si só, representariam uma transgressão profunda digna de remoção em qualquer tribunal inferior e, principalmente, desqualificariam qualquer candidato à mais alta Corte.”

Endossam o pedido de AOC os deputados democratas Barbara Lee, Rashida Tlaib, Bonnie Watson Coleman, Delia Ramirez, Maxwell Frost, Ilhan Omar, Jamaal Bowman e Jasmine Crockett.

As chances de o impedimento prosperar, porém, são irrisórias, uma vez que o Partido Republicano tem maioria na Câmara. Trata-se, acima de tudo, de uma bandeira política apresentada por democratas em um ano eleitoral.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: