Depois da Globo, CNN exibe prévia do PSDB

Depois da Globo, CNN exibe prévia do PSDB
Matéria publicada originalmente no Site Portal Vermelho, clique no link para ir para Site do autor: Portal vermelho

Parte da mídia hegemônica segue desesperada na busca da chamada “terceira via” para a sucessão presidencial de 2022. Ela tem medo do fascista Jair Bolsonaro, mas também rejeita qualquer postulante com um programa mais democrático e popular – hoje expresso principalmente na candidatura do ex-presidente Lula. Por isso, ela faz testes para encontrar o seu candidato ideal. Um dos ninhos testados é do PSDB. A busca alucinada é tanta que a mídia está dando cobertura especial até para as prévias internas na escolha do presidenciável tucano – algo inédito no telejornalismo brasileiro.

Em 19 de outubro, os jornais O Globo e Valor Econômico – do mesmo império midiático – promoveram o primeiro debate entre os três pré-candidatos da sigla queridinha do “deus-mercado”. Os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e o ex-prefeito de Manaus Authur Virgílio tiveram espaço privilegiado para expor suas propostas [sic]. A mediadora Vera Magalhães, sempre tão agressiva contra lideranças de esquerda, não fez qualquer provocação aos “tucanos cheirosos”.

Promoção de assinatura do jornal
Diante das suspeitas sobre a inusitada cobertura da disputa no PSDB, o Grupo Globo até tentou se justificar e afirmou, em nota oficial lida na maior caradura pela mediadora, que toparia realizar transmissões de outras prévias partidárias. Haja cinismo. Afinal, não há nada marcado nesse sentido por outras legendas. Só mesmo o ninho tucano está em guerra para definir quem será seu candidato à presidência da República em 2022 – o que confirma a grave crise vivida pelo partido.

Na ocasião, o que chamou a atenção das redes sociais foi que o jornal O Globo fez uma oferta de assinatura grátis para os que acessassem o link da transmissão ao vivo do debate. Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT em 2018, disparou na internet que considerava “a prática imoral e ilegal”. Segundo ele, a promoção “configura doação de recursos em proveito de um partido político”. A oferta foi apagada das redes sociais após a enorme repercussão negativa.

A primeira vez na tevê brasileira

Agora, depois do vexame promovido pelo Grupo Globo, é a CNN-Brasil que anuncia que também transmitirá um debate com os pré-candidatos tucanos. Ele ocorrerá em 17 de novembro. Como registra Mauricio Stycer no UOL, “é a primeira vez que a TV brasileira apresenta um evento deste tipo, com pré-candidatos ainda não oficializados pelo partido que representam. Tradicionalmente, em anos eleitorais, são exibidos debates com candidatos inscritos na Justiça Eleitoral”

Incrédulo, o colunista lembra que “o jornal O Globo, em outubro, também promoveu debate com os três pré-candidatos tucanos e o exibiu em suas plataformas digitais. A CNN-Brasil decidiu seguir uma iniciativa comum nos Estados Unidos, praticada pela matriz do canal, de promover debates com pré-candidatos”. Qualquer argumento serve na busca da tal “terceira via”. Caso não dê certo, o dono da emissora, um bolsonarista “preocupado”, seguirá com o original.

O post Depois da Globo, CNN exibe prévia do PSDB apareceu primeiro em Vermelho.

Deixe seu comentário