>
Brasilia
29 Jun
25°C
30 Jun
25°C
1 Jul
24°C
2 Jul
23°C
3 Jul
22°C
4 Jul
21°C
5 Jul
20°C
>
Brasilia
29 Jun
25°C
30 Jun
25°C
1 Jul
24°C
2 Jul
23°C
3 Jul
22°C
4 Jul
21°C
5 Jul
20°C
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Corrupião, o pássaro 'elegante' capaz de aprender outras melodias

Corrupião, o pássaro ‘elegante’ capaz de aprender outras melodias

Foto: Reprodução/Passarinhando

Se existisse um ‘The Voice’ da natureza, com direito a júri técnico e cadeira giratória, o corrupião não só levaria o troféu pelo canto, como também pelo figurino. Afinal, não é todo dia que se vê uma ave “desfilando por aí” com um look vibrante em tons de laranja e preto, como se tivesse acabado de sair de um baile de gala da floresta.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Conhecido também como joão-pinto, sofrê ou concriz — a depender da cidade, do estado ou da criatividade local — o corrupião (Icterus jamacaii) é um dos pássaros considerados mais bonitos do pela elegância de duas cores.

É encontrado em todos os estados do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste, mas na Amazônia Legal é encontrado apenas no leste do Pará, a partir do Maranhão, e no Tocantins.

Leia também: Aves fantasmas: confira 8 espécies de aves dificilmente observadas na Amazônia

Com cerca de 25 centímetros de comprimento, o que salta aos olhos é sua plumagem alaranjada no peito, pescoço e ventre, que contrasta com o preto profundo do capuz, dorso, asas e cauda. Para completar o visual, ainda carrega uma mancha branca nas asas e olhos claros. Até mesmo o bico tem estilo: forte, pontudo e com uma base azulada.

Mas o corrupião não é só um “rostinho bonito” com vozeirão. Ele também é talentoso: aprende a imitar cantos de outras aves e até sons musicais — há relatos de exemplares que “cantam” trechos do Hino Nacional.

Embora ainda esteja classificada como ‘Pouco Preocupante’ na lista de conservação, o corrupião enfrenta ameaças como a caça, o tráfico e a destruição do habitat natural, pois se tornou alvo do tráfico ilegal de animais silvestres.

Onívoro, o corrupião come de tudo um pouco (insetos à frutas). E quanto à convivência? Vive em pares e constrói seu próprio ninho, mas também pode aproveitar ninhos de outras aves para garantir sua reprodução.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES