Controle social para uma saúde de qualidade

Controle social para uma saúde de qualidade
Por Brasil Popular

Conscientização da sociedade civil para atuar na fiscalização dos serviços e contribuir com os órgãos públicos na resolução dos problemas

 

 

A Tecnologia Social (TS) Auditoria Cívica na Saúde foi desenvolvida pelo Instituto de Fiscalização e Controle, com sede em Brasília, e se constitui como uma metodologia que se propõe a oferecer um melhor controle, por meio da participação social, para o cidadão fiscalizar o poder público.

 

Os objetivos e diretrizes desta TS atendem os pressupostos contidos no ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 3 – Saúde e Bem-Estar ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3 ) e no ODS 4 – Educação de qualidade ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4 ).

 

É de conhecimento público que a fiscalização do poder público no SUS (Sistema Único de Saúde) basicamente se concentra na identificação de fraudes orçamentárias e financeiras, deixando o controle da sociedade deficitário em razão da falta de ferramentas objetivas e acessíveis.

 

Pela relevante importância no atendimento na atenção básica e por estar muito presente no cotidiano das populações mais vulneráveis o ESF (Estratégia de Saúde da Família) foi a opção adotada para a implementação da metodologia.

 

A metodologia utilizada é aplicada de forma voluntária por Auditores Cívicos e tem como objetivo avaliar os serviços da saúde básica e ao identificar problemas comunicar as autoridades responsáveis por meio de relatórios, classificando os achados em providências: imediatas, de curto, médio e longo prazo, dando ampla divulgação para a comunidade.

 

Em cada UBS (Unidade Básica de Saúde) são analisados entre outros os seguintes quesitos: estrutura física, farmácia, equipamentos, insumos e profissionais.

 

As avaliações são realizadas com o auxílio de fichas temáticas contendo perguntas desenvolvidas pelo IFC, dentro das normais legais e infralegais de funcionamento das UBS e ESF e também com o registro de fotos e gravações dos espaços físicos e estruturas.

 

O trabalho é organizado dividindo os participantes em 3 grupos: voluntários, guardiões e facilitadores, sendo que estes últimos são capacitados pelo IFC com apoio dos demais envolvidos no projeto.

 

Ao passo que os facilitadores mobilizam a comunidade local, os guardiões coordenam os facilitadores e ambos contam com o apoio dos voluntários na mobilização e no suporte ao treinamento de voluntários locais.

 

Em 9 anos de atuação a Auditoria Cívica na Saúde já foi aplicada em 58 cidades em 8 estados do Brasil, onde foram mobilizados mais de 2.000 auditores cívicos com a identificação de mais de 13.000 achados de auditoria em mais de 650 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/auditoria-civica-na-saude

 

https://www.ifc.org.br/noticias/categories/auditoria-c-c3-advica-na-sa-c3-bade

 

A reaplicação desta TS pode contar com apoio do poder público, do Conselho Municipal de Saúde, das universidades e das associações de moradores.

 

 

(*) Por Jefferson Oliveira – Economista




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞 https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Deixe seu comentário