Vista aérea do bairro Centro da de Manaus. Ao fundo, o então Teatro Amazonas, entre o Palácio da Justiça e a torre da Igreja de São Sebastião, década de 1950. Foto: Corrêa Lima/Acervo de Eduardo Braga
A Região Norte do Brasil é a mais extensa do país, sendo composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Cada estado possui uma história, cultura e costumes diferentes, mas não é só isso.
Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Suas construções, que ocorreram em períodos diferentes, também despertam a curiosidade. Pensando na origem de cada estado da região, o Portal Amazônia procurou informações sobre os bairros mais antigos de cada capital. Confira:
Chamado de Cidade Velha, o primeiro bairro de Belém é onde está o Forte do Presépio, uma construção que representa a importância desse local para a cidade com história desde o século XVII.
A Cidade Velha é um bairro histórico que, de acordo com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, tem forte influência portuguesa em seus casarões antigos que impressionam.
Em Boa Vista, a história do bairro mais antigo é dividida em duas partes: a primeira é na região onde está o Forte São Joaquim (a 30 km de distância da capital), fundado em 1775, onde se formou o primeiro povoamento da cidade. A segunda, já remonta a alguns anos depois, quando surgiu na cidade sede o Bairro São Pedro, às margens do rio Branco.

Macapá é conhecida como a cidade do meio do mundo. E o bairro Central é onde nasceu a cidade. Fundado em 1758, é considerado a “Cidade Velha” de Macapá. No local, habitaram as primeiras famílias da capital amapaense. Atualmente é um importante centro comercial.

Leia também: Conheça a origem etimológica dos Estados da Região Norte
O Centro é o bairro mais antigo de Manaus. Localizado na Zona Sul, é onde hoje estão localizados os principais monumentos da cidade, como o Teatro Amazonas, a Igreja de São Sebastião e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

O bairro Jardim Aureny I, na região sul de Palmas, foi um dos primeiros bairros da capital do Tocantins que se tem registro e, segundo o IBGE, o Aureny III é o mais populoso da cidade.

Já o bairro mais antigo da história de Porto Velho, o Caiari, surgiu como o primeiro conjunto habitacional do Brasil, a partir do primeiro governador do Território Federal do Guaporé, Aluísio Ferreira, que nacionalizou a Ferrovia Madeira -Mamoré.

Em Rio Branco, a formação do Bairro Quinze se confunde com a própria origem de Rio Branco. Ainda na Revolução Acreana, após seis meses de confrontos entre brasileiros e bolivianos, o 15º Batalhão de Infantaria do Exército nacional foi enviado para garantir a trégua. O nome do bairro tem essa referência.

*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor