Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Conheça os bairros mais antigos das capitais do Norte

Conheça os bairros mais antigos das capitais do Norte

Vista aérea do bairro Centro da de Manaus. Ao fundo, o então Teatro Amazonas, entre o Palácio da Justiça e a torre da Igreja de São Sebastião, década de 1950. Foto: Corrêa Lima/Acervo de Eduardo Braga

A Região Norte do é a mais extensa do país, sendo composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Cada estado possui uma , cultura e costumes diferentes, mas não é só isso.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Suas construções, que ocorreram em períodos diferentes, também despertam a curiosidade. Pensando na origem de cada estado da região, o Portal Amazônia procurou informações sobre os bairros mais antigos de cada capital. Confira:  

Chamado de Cidade Velha, o primeiro bairro de Belém é onde está o Forte do Presépio, uma construção que representa a importância desse local para a cidade com história desde o século XVII. 

A Cidade Velha é um bairro histórico que, de acordo com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, tem forte influência portuguesa em seus casarões antigos que impressionam

Foto: Daniel Vilhena/AID/Alepa

Em Boa Vista, a história do bairro mais antigo é dividida em duas partes: a primeira é na região onde está o Forte São Joaquim (a 30 km de distância da capital), fundado em 1775, onde se formou o primeiro povoamento da cidade. A segunda, já remonta a alguns anos depois, quando surgiu na cidade sede o Bairro São Pedro, às margens do rio Branco.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica RR

Macapá é conhecida como a cidade do meio do mundo. E o bairro Central é onde nasceu a cidade. Fundado em 1758, é considerado a “Cidade Velha” de Macapá. No local, habitaram as primeiras famílias da capital amapaense. Atualmente é um importante centro comercial.

Foto: Rogério Lameira/PMM

Leia também: Conheça a origem etimológica dos Estados da Região Norte

O Centro é o bairro mais antigo de Manaus. Localizado na Zona Sul, é onde hoje estão localizados os principais monumentos da cidade, como o Teatro Amazonas, a Igreja de São Sebastião e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O bairro Jardim Aureny I, na região sul de Palmas, foi um dos primeiros bairros da capital do Tocantins que se tem registro e, segundo o IBGE, o Aureny III é o mais populoso da cidade. 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas

Já o bairro mais antigo da história de Porto Velho, o Caiari, surgiu como o primeiro conjunto habitacional do Brasil, a partir do primeiro governador do Território Federal do Guaporé, Aluísio Ferreira, que nacionalizou a Ferrovia Madeira -Mamoré. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Em Rio Branco, a formação do Bairro Quinze se confunde com a própria origem de Rio Branco. Ainda na Revolução Acreana, após seis meses de confrontos entre brasileiros e bolivianos, o 15º Batalhão de Infantaria do Exército nacional foi enviado para garantir a trégua. O nome do bairro tem essa referência. 

Foto: Reprodução/ Google Maps

*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES