Índice
ToggleNem todo mundo sabe, mas a bruxaria diz respeito a um dos sistemas de crenças mais antigos da história da humanidade. As bruxas (e bruxos) eram indivíduos que faziam uso de seus conhecimentos da natureza para tentar dominar o desconhecido e buscar explicar o mundo a partir de uma consciência que ia além da mente racional.
Ao longo da história, várias pessoas (sobretudo mulheres) praticaram rituais e cerimônias de bruxaria, o que fizeram com que elas fossem perseguidas, mas também se tornassem bastante conhecidas. Algumas delas, inclusive, são relembradas até hoje.
1. As Bruxas de Salem
A história da bruxaria passa, necessariamente, pelo caso das Bruxas de Salem. Trata-se de um acontecimento ocorrido em 1692, na pequena cidade de Salem, Massachusetts, nos Estados Unidos. Basicamente, havia um grupo de jovens da região que começou a apresentar vários comportamentos estranhos, como convulsões que os médicos não conseguiam explicar.
Por causa disso, várias pessoas começaram a dizer que essas jovens eram vítimas de bruxaria. Isso levou a uma grande caçada que culminou na prisão de mais de 200 suspeitos. O que se seguiu foi uma histeria coletiva descontrolada envolvendo os julgamentos dos réus, que eram especialmente mulheres. No fim, 20 pessoas foram executadas sob a acusação de serem bruxas.
2. As Bruxas de Berwick
Outro caso famoso é o das chamadas Bruxas de Berwick, ocorrido na Escócia no final do século XVI. No ano de 1590, o rei Jaime VI da Escócia e sua esposa Ana da Dinamarca passaram por uma terrível viagem marinha.
Ao retornar, eles atribuíram a questão ao diabo e a ação de bruxas que queriam assassiná-los. A principal acusada foi a parteira Agnes Sampson. Para que se arrancasse uma confissão dela, Agnes sofreu torturas terríveis, o que a fez declarar que era uma bruxa. Por conta disso, ela, ao lado de outras mulheres, acabou sendo estrangulada e o seu corpo foi queimado.
3. Madame Blavatsky
Outra bruxa famosa é a russa Helena Petrovna Blavatsky, que ficou conhecida como Madame Blavatsky. Ela é lembrada como a fundadora da teosofia, uma doutrina esotérica e sincrética que mistura religiões orientais e propõe uma visão mística da natureza e do universo.
Nascida em 1831, Helena viajou para lugares como a Índia, o Tibete e o Egito, onde coletou muito conhecimento esotérico. Mais tarde, em 1875, ela fundou a Sociedade Teosófica de Nova York, uma organização que dedicava ao estudo da filosofia religiosa e do misticismo.
Madame Blavatsky também escreveu livros que se tornaram famosos, como Ísis Sem Véu e A Doutrina Secreta. Mesmo que ela não tenha sido uma bruxa perseguida, entrou para a história por conta de seu suposto conhecimento mediúnico.
4. Elly Kedward
O filme A Bruxa de Blair, de 1999, foi um grande sucesso do cinema de horror. Embora seja uma ficção, ele parte de uma lenda que realmente existe: a de Elly Kedward, também conhecida como Bruxa de Blair.
De acordo com a história, Elly foi acusada de bruxaria em 1785 na cidade de Blair, Maryland. Crianças da vila teriam alegado que foram seduzidas por ela a entrar na floresta, onde seriam usadas em experimentos.
Por conta disso, Elly Kedward foi caçada pelos aldeões e expulsa da cidade durante o inverno, o que a fez morrer de frio. Então, seu espírito teria voltado em busca de vingança, encerrando a vida de vários habitantes da cidade.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor