Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
galinha frango 768x432.jpg

Conheça 7 animais que são onívoros e o que eles comem

Conheça 7 animais que são onívoros e o que eles comem
Autor(a): Xapuri
Por Revista Xapuri

Os onívoros são animais que podem consumir tanto alimento animal quanto vegetal. Boa parte de nós, seres humanos, nos reconhecemos como onívoros, mas há também outras espécies cujo organismo é preparado para digerir vários tipos de comida…

Por Maura Martins/via Mega Curioso

No latim, onívoro vem de omni, que quer dizer “tudo ou todo”, e vorare, que significa “devorar ou comer”. Basicamente, seres onívoros são capazes de ingerir e digerir plantas, carne, algas, fungo, ovos e outras substâncias. Dentro da biologia, os animais onívoros são considerados “oportunistas”, pois são capazes de se alimentar daquilo que encontram com mais facilidade.

Conheça agora 7 animais que são onívoro e que talvez você não imagine.

1. Porcos

(Fonte: Olhar Digital)

Alguns porcos são onívoros – aqui, incluímos tanto os domésticos como os suínos selvagens existentes em certos continentes, como a África e a Ásia. Eles são entendidos como animais inteligentes e biologicamente muito parecidos com os humanos (não por acaso, a ciência testa atualmente o transplante de coração de porcos para indivíduos).

Alguns porcos selvagens se alimentam de flores, frutas, raízes, mas também de peixes e insetos. De forma semelhante ao gado, eles também podem consumir soja e fubá.

2. Cães

(Fonte: Gizmodo)

Por cães incluímos todos os animais que pertencem ao gênero canis, como os cães domésticos e os lobos selvagens. De modo geral, os cachorros são onívoros quando comparados aos lobos, mas isto é relativo, já que os lobos preferem atacar animais que comem plantas, e a primeira coisa que devoram em suas presas é o conteúdo presente em seu estômago.

Já os cães, segundo muitos biólogos, são carnívoros, o que quer dizer que eles preferem comer a proteína da carne; no entanto, com base em seu organismo e seu metabolismo, dá para dizer que são onívoros, o que significa que eles têm capacidade de digerir vários tipos de substâncias.

3. Ursos

(Fonte: Metropoles)

Talvez você tenha em mente a imagem de ursos atacando animais e os devorando, mas a verdade é que estes animais são onívoros oportunistas que costumam comer mais plantas que carne.

Os ursos são bem versáteis no que diz respeito ao cardápio, pois são capazes de devorar qualquer coisa: folhas, raízes, carne fresca, peixes, carne estragada (carniça) e insetos. O menu vai depender do que estiver disponível de acordo com a estação.

4. Galinhas

(Fonte: InfoEscola)

É difícil imaginar que a galinha seja capaz de comer outras coisas além de milho? Mas acredite: esta ave pode devorar alimentos diversos, como trigo, cevada, sementes e até pequenos insetos invertebrados.

5. Quatis

(Fonte: Klima Naturali)

quati é um mamífero típico do México, Estados Unidos e América do Sul, que tem um nariz bem característico e tem hábitos diurnos. Sua dieta também é bem eclética: ele é capaz de comer fruta, invertebrados (especialmente aranhas), pequenos vertebrados (como pássaros, roedores e lagartos) e até lixo!

6. Chimpanzés

(Fonte: Revista Galileu)

Os chimpanzés (primatas com 99% de parentesco genético com os humanos) também são onívoros, assim como todos os hominídeos. Ainda que seu alimento preferido sejam as frutas, eles podem também consumir flores, caules, brotos, sementes, folhas, pássaros, insetos, mel e até outros animais (como javalis, antílopes e até outros macacos).

7. Esquilos

(Fonte: InfoEscola)

Os fofos esquilinhos, diferente do que mostram os desenhos animados, não comem apenas castanhas e nozes. Eles preferem alimentos ricos em gordura, carboidratos e proteínas, uma vez que seu corpo não é capaz de digerir celulose. Mas eles também devorarão, caso seja necessário, frutas, fungos, pequenos roedores, cobras, pássaros e ovos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: