Comissão de Cultura cria programa de apoio ao setor após pandemia

Comissão de Cultura cria programa de apoio ao setor após pandemia
Matéria publicada originalmente no Site Portal Vermelho, clique no link para ir para Site do autor: Portal vermelho

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2627/21, que determina ao poder público a criação do Programa Reflorescer da Cultura, com medidas para reaquecer a atividade cultural no período pós-pandêmico.

Para a relatora da matéria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), “o texto é louvável e converge com o previsto na Lei Aldir Blanc, perenizando alguns de seus aspectos no ordenamento jurídico”. Aprovada por iniciativa do Congresso Nacional, a lei previu medidas de apoio ao setor cultural durante a pandemia.

Pelo texto aprovado, o programa será criado logo após o fim da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, com as seguintes diretrizes: fortalecimento da identidade cultural regional, respeito à diversidade cultural, resgate e promoção das manifestações tradicionais e recuperação das atividades culturais sob risco de extinção.

O projeto, do deputado André Figueiredo (PDT-CE) determina ainda que o Programa Reflorescer da Cultura deve contemplar atividades de caráter gratuito, entre as quais apresentações públicas, promoção de eventos, oficinas e concursos culturais. Os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com a União para fins de adesão ao programa.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Liderança do PCdoB com informações da Agência Câmara
 

O post Comissão de Cultura cria programa de apoio ao setor após pandemia apareceu primeiro em Vermelho.

Deixe uma resposta