Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Cogumelo renasce das sombras no Paraguai

Cogumelo renasce das sombras no Paraguai

Identificado no fim do Século 19 pelo botânico ítalo-argentino Carolo Spegazzini, no município de Guarapí, sudoeste do Paraguai, o cogumelo Rickiella edulis estava desaparecido naquele país. Mais de 130 anos de sumiço o tornaram uma lenda entre micólogos, os especialistas em fungos.

O longo mistério acabou em 10 de abril deste ano, quando pesquisadores paraguaios e brasileiros encontraram a espécie comestível numa fazenda agroecológica no Departamento Central do país vizinho, no estado que abriga a capital Assunção.

A descoberta reverteu a situação de “extinto no Paraguai” do cogumelo, que agora será cultivado também em ambientes controlados e melhor analisado em laboratórios, por equipes de cientistas. 

Mesmo ocorrendo também no sudeste e sul do e da Argentina, o Rickiella edulis é uma espécie muito rara e listada como em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Poucos dias depois do achado no Paraguai, em 23 de abril, exemplares desse fungo foram localizados de forma inédita em meio à mata nativa do Bosque Municipal Rangel Pietraróia, em Marília (SP).  

Com informações do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), ligado ao Ministério da Educação.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes