Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ciência na Amazônia – Philip Martin Fearnside: “O homem da natureza”

Ciência na Amazônia – Philip Martin Fearnside: “O homem da natureza”
Ver no Amazônia Real

A agência Amazônia Real está produzindo os documentários “Ciência na Amazônia” sobre as trajetórias de pesquisadores e como eles enfrentaram o silenciamento forçado, o negacionismo, os ataques e a falta de recursos para avançar em suas pesquisas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Os convidados também falam sobre os legados e o que pensam em relação ao futuro da ciência na Amazônia.

O primeiro episódio é com o cientista norte-americano e radicado há 40 anos na região amazônica, Philip Martin Fearnside. O documentário “O homem da natureza” é o primeiro episódio da série, que recebe o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira.

Além de Fearnside, serão personagens dos próximos episódios a antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, do Inpa; o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia; a historiadora Patrícia Melo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e o antropólogo João Paulo Barreto, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.

Os documentários têm direção e roteiro da jornalista Kátia Brasil, e recebem o apoio na divulgação do programa Megafone da TVT São Paulo. As gravações da série “Ciência na Amazônia” foram realizadas durante o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

Leia a reportagem completa aqui.

Sinopse:

Ciência na Amazônia 1o. episódio – Philip Martin Fearnside: O homem da natureza

Idioma: Português

Classificação indicativa: Livre

Cor: Colorido

Gênero: Documentário

Duração: 20′

Ano de produção: 2022

Formato de captação: 1080p (Full HD)


Equipe:

Cinematografia e montagem: César Nogueira

Som direto: Naila Fernandes

Coloração: Valentina Ricardo

Mixagem de som: Heverson Batista, Batata

Motorista: Augusto Mattos

Pesquisa: Elaíze Farias

Pesquisa no acervo de imagem e fotografia: Alberto César Araújo

Designer e redes sociais: Lívia Lemos

Produção de conteúdo: Iris Brasil

Consultora de projeto: Cristina Camargo

Direção e roteiro: Kátia Brasil

Apoio divulgação: TVT

Realização: Amazônia Real

O projeto “Ciência na Amazônia” conta com apoio do Instituto Serrapilheira, a primeira instituição privada sem fins lucrativos de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil.


Para garantir a defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, a agência de jornalismo independente e investigativa Amazônia Real não recebe recursos públicos, não recebe recursos de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com crime ambiental, trabalho escravo, violação dos direitos humanos e violência contra a mulher. É uma questão de coerência. Por isso, é muito importante as doações das leitoras e dos leitores para produzirmos mais reportagens sobre a realidade da Amazônia. Agradecemos o apoio de todas e todos. Doe aqui: https://amazoniareal.com.br/doe-para-…


Republique nossos conteúdos: Os textos, fotografias e vídeos produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.


Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: