Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ciência cidadã contribui para monitoramento de budiões no litoral do Brasil

Ciência cidadã contribui para monitoramento de budiões no litoral do Brasil

Através da ciência cidadã, pesquisadores multiplicaram seus olhos pelo litoral brasileiro nos últimos anos para monitorar os budiões, também conhecidos como peixes-papagaios. Aproximadamente 60 mergulhadores, pescadores e turistas contribuíram para fazer 447 avistagens de nove espécies de budiões que ocorrem nas águas brasileiras. Os registros, feitos desde 2020, correspondem a 41 localidades diferentes, em 11 estados do litoral do , e compartilhados de forma voluntária através do Programa de Ciência Cidadã do Projeto Budiões.

Herbívoros, estes peixes estão associados aos ambientes recifais entre o sudeste e nordeste do país e são considerados “jardineiros”, porque controlam o crescimento das algas e, com isso, ajudam no desenvolvimento dos corais. O arquipélago de Abrolhos, na Bahia, foi o campeão de registros enviados. 

Os avistamentos colhidos através dos cientistas-cidadãos serão destinados para criação de uma base de dados para apoiar o mapeamento e monitoramento das espécies de budiões. 

A participação é feita online, através do site do Projeto Budiões (acesse aqui), onde o cientista-cidadão precisa preencher um formulário, inserir as informações sobre o avistamento e, se houver, anexar a foto do peixe avistado. Para facilitar a identificação, o site disponibiliza uma lista com imagens dos budiões em diferentes fases de vida. 

Budião-cinza (Sparisoma axilare), uma das espécies monitoradas pelo projeto. Foto: Ricardo Dias

Ao todo existem dez espécies de budiões conhecidas no Brasil. O projeto é focado em sete, sendo uma delas o budião-azul (Scarus trispinosus), classificado como Em Perigo de extinção no país devido à pesca predatória.

“A população pode e deve seguir contribuindo com o Programa Ciência Cidadã do Projeto Budiões. Estes dados ampliarão nosso conhecimento científico sobre as espécies e serão fundamentais na criação de políticas públicas que visam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais marinhos. Ao registrar os avistamentos de budiões na nossa plataforma, o ‘cientista-cidadão’ estará colaborando com o enriquecimento de dados científicos e, por consequência, ajudando a preservar estas incríveis espécies”, destaca o ecólogo Alexandre Schiavetti, Carlos Hackradt, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Divulgação Científica do Projeto Budiões.

O Projeto Budiões, patrocinado pela Petrobras, atua no monitoramento, avaliação e status populacional para a conservação dos budiões numa área que vai do Maranhão à Santa Catarina.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes