Cidade do Rio prevê imunizar adultos com 3ª dose da vacina contra covid-19 a partir de dezembro

Cidade do Rio prevê imunizar adultos com 3ª dose da vacina contra covid-19 a partir de dezembro
Por Brasil de Fato

O município do Rio de Janeiro prevê começar a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em todos os adultos a partir de dezembro. A prefeitura aguarda a chegada de novas doses do imunizante para iniciar o reforço em não idosos.

A ampliação foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (16). Além de estender a faixa etária do reforço para 18 a 59 anos, o órgão também reduziu o intervalo da terceira dose de seis para cinco meses.

“As doses ainda não foram entregues para o Ministério e não teve antecipação de vacinas até agora. Para esse mês não é possível começar. Tentaremos antecipar para dezembro provavelmente, mas depende da chegada das vacinas”,  disse o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz ao Globo.

Terceira dose

A pedido do jornal Extra, o estatístico Rafael Izbicki, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, realizou um levantamento com dados da cidade do Rio mostrando os efeitos positivos da terceira dose nos casos de internação de covid-19 na cidade. 

Leia mais: Município do Rio está com 84% da população acima de 12 anos imunizada contra a covid

Segundo o estudo, os números mostram que nas últimas semanas a idade média dos internados caiu de 69 para 59 anos. Outro sinal da influência da dose extra também já reflete nos números: a cada semana diminui a proporção de novas hospitalizações por coronavírus de quem tem mais de 75 anos em relação aos mais novos.

O levantamento feito pelo matemático usou dados de hospitalizações divulgados semanalmente pelo Ministério da Saúde na plataforma Opendatasus, que reúne as informações de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave. 

*Com informações do jornal Extra
 

Deixe uma resposta