Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Censo 2022 IBGE | Sol Nascente, em Brasília, é a 2ª maior favela do País

Censo 2022 IBGE | Sol Nascente, em Brasília, é a 2ª maior favela do País
Ver no Brasil Popular

Localizado no Distrito Federal, o Sol Nascente é o 2º maior aglomerado subnormal do Brasil, com 24.441 domicílios, estimados considerando a expansão da comunidade nos últimos anos. Só é superado pela Rocinha (RJ), com 25.742 domicílios, segundo informações preliminares do IBGE para o enfrentamento à covid-19. No censo 2022, a região está dividida em 154 setores censitários, e a coleta está sendo realizada por 75 recenseadores.

A coleta no Sol Nascente começou em 1º de outubro e deve levar 60 dias para ser concluída. Por seu tamanho e densidade demográfica, é um desafio para a equipe conseguir fazer um retrato com dados de qualidade, contribuindo para a promoção de políticas públicas.

O recenseador Diego Felipe Guedes dos Santos disse não estar passando por grandes problemas na coleta, sendo bem recebido pela população. “O índice de recusa no Sol Nascente é bem menor do que em outros locais. Eles veem a participação no Censo com bons olhos”, declarou.

Diego indica que a maior dificuldade no Sol Nascente é que muitas casas ainda não têm identificação. “Então é necessário colocar uma identificação e entender como funcionam os endereços para prosseguir com a coleta”, afirma.

Antônio José da Silva, administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, explica que a região começou como uma área rural, em um setor de Chácaras na Região Administrativa de Ceilândia. Atualmente, a região do Sol Nascente está dividida em trechos (Trecho 1, Trecho 2 Trecho 3 e Pôr do Sol).

Dentre esses, o Trecho 3 é o mais carente, necessitando políticas governamentais, especialmente a área chamada de Fazendinha, que passará pelo 1º Censo. Antônio acredita que os dados do Censo vão fornecer subsídios para se pleitear melhorias na área. “Fizemos questão de receber o IBGE. Aqui na região existem ainda muitas áreas de invasão, e o Censo é muito importante para verificar o que precisa ser feito e saber quem realmente está aqui”, informa.

O Censo 2022 já está passando nos Trechos I, II e III do Sol Nascente e, em breve, vai passar pela área rural da Fazendinha. Quem mora ali tem muitas expectativas de que os dados deem visibilidade para os problemas locais, pois, apesar de ter 12 anos de existência, a comunidade apresenta carência de infraestrutura. Os moradores enfrentam dificuldades como posto de saúde sem médicos e falta de transporte público, obrigando as crianças a percorrerem distâncias de até quatro quilômetros a pé para irem à escola.

Segundo a líder comunitária da Fazendinha, Sandra Ribeiro Bento, a localidade já conta com mais de 600 famílias. Ela costumava realizar trabalhos entregando roupas usadas e distribuindo sopas, mas recentemente teve de parar por falta de recursos.

“Aqui tem muita gente passando fome mesmo. Eu que fico pedindo para um e para outro. Já pedi para o mercado ajudar, mas não arrumo. Não está chegando cesta básica, não está chegando é nada aqui. Precisamos de ajuda emergencial aqui”, disse.

Sandra afirma estar ansiosa pela chegada do Censo na comunidade. “O Censo podia entrar aqui dentro, fazer as pesquisas, ver as necessidades do pessoal que está passando precisão. No dia que vocês vierem aqui, vocês ficam aqui em casa, vocês lancham, vocês almoçam. Eu só quero que vocês olhem tudinho”, propôs.

Na região, não chegam serviços de iluminação, saneamento básico e nem água tratada. “Esgoto não tem, e as crianças adoecem”, lamenta Sandra. Mas ela tem expectativa de que o Censo vai contribuir para que a região ganhe visibilidade. “Tem que entrar e mostrar pro governo que aqui tem gente, que tem gente acamada, que tem senhora, que tem menino, tem tudo”, acrescenta.

Um jardim de suculentas no meio do Sol Nascente

Maria das Graças dos Santos reside na região há cerca de 5 anos. Primeiramente, os filhos vieram do Maranhão e se estabeleceram na área. Depois, Maria se juntou a eles na Fazendinha. Pensionista, hoje ela se ocupa de cultivar e vender suculentas.

“Eu ganho um dinheiro a mais porque às vezes vendo as plantas. Ganho uns R$ 10, R$ 20, depende da planta. Às vezes eu vou lá em cima, alguém me ajuda a levar com um carro. Agora mesmo eu estou precisando muito é de uma cobertura para o terreno, para proteger minhas plantas da chuva”, explicou.

Maria diz que inicialmente não gostava de morar na região, mas agora já não quer mais sair por causa das suas suculentas. “Eu fico arrancando, tirando de lado, botando pro outro. Aí o tempo passa que eu esqueço até de comer”, disse.

A moradora conta que quase não vê a filha com quem mora, pelo fato de ela sair às 3h para trabalhar e chegar em casa às 20h –ela tem de andar até o local onde pega o 1º ônibus para o trabalho e depois pegar várias conduções.

“Não tem nem ônibus para levar as crianças para a escola. Parece que tem um que só pega dez crianças da Fazendinha, o resto vai a pé. Alguns outros, os pais tiram da boca e pagam pra levar porque tem gente que não pode estar subindo e descendo a rua. Minha filha mesmo está trabalhando e está pagando. Não é porque pode não, é o jeito. Eu não aguento caminhar porque já estou de idade”, conta Maria.

Ao ser perguntada sobre o Censo 2022, ela diz ter visto sobre o recenseamento na televisão. “Eu vi que eles identificam as pessoas, perguntam o que elas fazem, se tem emprego ou não tem, para saber como as pessoas estão no Brasil inteiro”, descreve. A moradora também indica ter esperança de que a Fazendinha finalmente ganhe visibilidade e seja contemplada por políticas públicas.

“Não é possível que uma hora alguém não enxergue que a gente mora no mato, mas não é bicho não”, declarou. Questionado sobre o Censo Demográfico, o comerciante e morador da Fazendinha Rogério Nepomuceno diz que muitas pessoas da comunidade não entendem o que é o recenseamento ou a sua importância.

Em relação às dificuldades na região, ele indica que, além da falta de transporte escolar para as crianças outro problema é que, na época da chuva, é difícil transitar por causa da lama, mas algumas melhorias já estão começando a ser feitas.

“Hoje mesmo tem umas máquinas aqui que vão começar a fazer uma rede de esgoto e águas pluviais. Dizem que, em seguida, vai vir um asfalto. Aí vai melhorar para nós aqui”, comenta. O chefe da Unidade Estadual do IBGE no Distrito Federal, Gabriel Moreira Antonaccio, afirma que, devido à sua dimensão, o Censo Demográfico potencializa as dificuldades de gestão.

“Tudo é muito: muitos recursos, muitos equipamentos, muitos sistemas, muitos informantes etc. E para gerir tudo isso, dispomos de muitos profissionais, frequentemente com visões de mundo diferentes. A realidade da operação de um Censo é extremamente complexa, de modo que garantir a boa relação entre os colaboradores envolvidos, a integração entre as equipes, entre os processos, e uma comunicação efetiva tornam-se imensos desafios que impactam sobremaneira a efetividade do trabalho e o sucesso da operação”, explica.

Para ele, a realização da pesquisa em aglomerados subnormais apresenta desafios ainda mais marcantes. “As Regiões Administrativas do Sol Nascente e da Cidade Estrutural apresentam dificuldades como carência de serviços públicos e infraestrutura, e ocupação irregular do espaço”, explica. Gabriel também afirma que, antes do início da coleta, a coordenação técnica de área e subárea responsável pelos setores visita os territórios e busca apoio de líderes comunitários locais, que informam sobre as especificidades que embasam os trabalhos e colaboram com a divulgação. “Apesar de muitas vezes a população ser carente de recursos, eles demonstram simpatia e interesse em responder às entrevistas, pois compreendem que as informações fornecidas retornarão para eles na forma de melhorias e serviços para a região”, conclui.

Mas afinal, o que são aglomerados subnormais?

Em 1953, o IBGE divulgou o estudo “As Favelas do Distrito Federal e o Censo Demográfico de 1950”, em que se debruçava pela 1ª vez sobre ocupações irregulares de terrenos de propriedade alheia, sejam públicos ou privados, para habitação urbana, com padrão urbanístico irregular e carência de serviços públicos.

À época, o tal “Distrito Federal” ainda era o Rio de Janeiro (a capital da República), que já chamava a atenção pelo crescimento das ocupações irregulares. Em 1987, houve uma reunião entre especialistas e governos em que o termo “aglomerados subnormais” (AGSNs) foi cunhado.

No Censo 2010, o conceito de aglomerado subnormal foi mantido e outros aprimoramentos foram possíveis, alcançando desde as inovações tecnológicas até o aperfeiçoamento dos métodos de trabalho. O uso de imagens de satélite foi um dos recursos que facilitaram a identificação desses territórios.

Em 2019, o IBGE estimou que existiam 13.151 aglomerados subnormais em 734 municípios brasileiros, totalizando 5,1 milhões (7,8%) de domicílios espalhados por todo o Brasil. Para o Censo 2022, esse mapeamento do território nacional foi aprimorado, com uso de imagens de satélites de alta qualidade, contato com as prefeituras e trabalho de campo.

Jaison Luiz Cervi, chefe do Setor de Territórios Sociais (SETES) do IBGE, explica que os aglomerados subnormais são compostos por um ou mais setores censitários. Também existem aglomerados subnormais não setorizados (para ser setorizado, eles devem conter pelo menos 50 domicílios).

“Para fins operacionais, classificamos os aglomerados em adensados e não adensados. Os primeiros são os compostos por becos, vielas, escadarias etc. Os segundos são organizados em ruas definidas em quadras e faces de quadras. Nesse Censo, todos os logradouros e domicílios serão georreferenciados nos aglomerados subnormais. Faz parte da cartografia como ferramenta para o exercício da cidadania”, explica Jaison.

Com informações da Agência IBGE e edição do Jornal Brasil Popular

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: